O lançamento de O Carnaval de Capiba, quadrinho produzido pelo grupo Feirantes de Quadrinhos, será realizado neste sábado (3) durante o evento Palco Espiral, no Parque das Graças. A obra, que conta com a participação de quadrinistas e roteiristas de diversas regiões, presta homenagem ao compositor pernambucano Capiba, que celebra 120 anos de nascimento em 2025.
- Leia também: HQ “Céleste e Proust” se inspira na sensorialidade de Marcel Proust para contar história do escritor e sua governanta
A iniciativa é uma continuidade do projeto iniciado com Josué – Crônicas da Fome, lançado em 2023, e integra o selo Ilustres, que busca promover as figuras ilustres da cultura e arte de Pernambuco. O quadrinho traz quatro histórias, inspiradas em músicas de Capiba, com roteiros de diferentes autores e ilustrações de artistas convidados.
Segundo Bruno Alves, editor do projeto, a ideia de criar O Carnaval de Capiba surgiu como uma maneira de homenagear o compositor e sua vasta obra. “O projeto foi pensado para marcar os 120 anos de Capiba, trazendo sua história para as novas gerações, especialmente no campo dos quadrinhos. Cada roteirista escolheu uma música de Capiba e desenvolveu uma narrativa inspirada nela, não sendo uma adaptação literal, mas uma inspiração”, afirmou à Revista O Grito!.




A obra inclui histórias biográficas, como Canção, escrita por Thaís Kisuki, e Madeira do Rosarinho, roteirizada por Fábio Paiva. Outra narrativa, Lendária, com roteiro de Eron Villar, é inspirada na música “Recife, Cidade Lendária”, e explora a relação da cidade com a cultura negra, com destaque para o maracatu. Já a história de Bruno Alves, intitulada Brilhante, é inspirada na música de Capiba sobre Jesuíno Brilhante, uma figura histórica do cangaço.
A produção do quadrinho contou com a colaboração de quadrinistas e roteiristas de Recife, São Paulo, João Pessoa e Brasília, incluindo os artistas Helo D’Angelo, Melisandret, Bennê Oliveira e Luciano Félix, que também é responsável pelo projeto gráfico. Além disso, o prefácio da obra foi escrito pelo quadrinista Guilherme Infante, criador do personagem Capirotinho, e a orelha do quadrinho foi redigida pelo Maestro Duda, que fala sobre a importância de Capiba para a música pernambucana.
O evento de lançamento ocorrerá das 9h às 21h, com uma sessão de autógrafos das 16h às 18h. Durante o evento, os autores presentes, incluindo Bruno Alves, Bennê Oliveira, Eron Villar e Luciano Félix, estarão disponíveis para autografar as edições. Outros autores, que estão localizados em diferentes estados, participarão de lançamentos em outras datas e locais.
Bruno Alves reforçou a relevância do projeto ao destacar a importância de divulgar a história de Capiba, especialmente entre o público mais jovem e os fãs de quadrinhos. “Queremos proporcionar um novo olhar sobre a obra de Capiba, que é mais conhecido pelo frevo, mas tem uma produção diversificada e de grande importância para a música e cultura pernambucana”, concluiu.
O quadrinho de 100 páginas inclui quatro histórias e materiais extras, como trechos de roteiro e esboços. O Carnaval de Capiba é uma produção que visa tanto celebrar a memória de Capiba quanto inserir a história de Pernambuco em novas formas de linguagem artística.

