Lançamento de “Estados Unidos da África” apresenta super-herói negro no FIQ

A HQ conta a história do super-herói Rei Bantu em sua missão de trazer paz e justiça para a África

Copia de Imagem post padrao 2 4
Foto: Divulgação.

O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) em Belo Horizonte, que acontece a partir de 22 de maio em Belo Horizonte, já movimenta o cenário de quadrinhos do Brasil. Um dos destaques deste ano é Estados Unidos da África, uma colaboração entre o escritor baiano Anderson Shon e o ilustrador Daniel Cesart. A obra traz à tona a história do super-herói Rei Bantu em uma narrativa que mistura prosa e quadrinhos.

A história de Estados Unidos da África surge da provocação: “E se a África fosse um país?”. O enredo acompanha a jornada de Serge Ekondo, transformado em Rei Bantu, enquanto enfrenta injustiças e luta por igualdade no continente africano. Com sua força sobre-humana, corpo à prova de balas, capacidade de voar e de aquecer objetos até derreterem, ele se coloca na frente de muitos tiros, enfrenta racistas, grandes empresas que exploram trabalho escravo e neutraliza um ataque à bomba.

A primeira edição da obra foi um sucesso, esgotando rapidamente após uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. Ao entrar em contato com a obra, a Bebel Books imediatamente viu potencial para voos mais altos: “A ideia é fazer uma nova edição, revista e ampliada, para trabalharmos em escala nacional e internacional, dando à história o alcance que ela merece ter”, diz a editora Bebel Abreu

Estados Unidos da Africa dupla 1
Foto: Divulgação.

Estados Unidos da África não se limita a ser uma narrativa de aventura; é uma celebração da cultura africana e afrodescendente. Repleta de referências a artistas e pensadores negros, a obra também aborda temas importantes como racismo, exploração e unificação política. Além disso, foi adotada como material didático em escolas na Bahia, proporcionando uma plataforma para debates significativos sobre o continente africano.

O lançamento oficial da segunda edição ocorre no FIQ em Belo Horizonte, com sessões de autógrafos que reuniram entusiastas dos quadrinhos e admiradores do trabalho de Shon e Cesart. Os eventos de lançamento continuarão na POC CON em São Paulo, e está agendado um evento em setembro no Museu das Favelas em São Paulo.

Estados Unidos da África já está em pré-venda no site oficial da editora Bebel Books.

Lançamentos:

Festival Internacional de Quadrinhos, FIQ
22/05, sexta, 14h no ESTANDE Nº1 (Bebel Books)
23/05, sábado, 11h na Mesa 8 da programação oficial
FIQ, Belo Horizonte/MG
Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785)
Entrada gratuita

POC CON
30/05 e 01/06 às 15h
Na mesa da Bebel Books
CCSP – Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Entrada Gratuita