Nesta sexta-feira (2), dia de Iemanjá, a cantora, compositora e violonista baiana Josyara lança seu novo projeto, o EP Mandinga Multiplicação: Josyara canta Timbalada. O trabalho é a primeira obra de releituras da artista, que homenageia uma de suas principais referências na música: o grupo Timbalada.
Gravado no formato voz e violão, o trabalho reúne seis músicas da banda formada por Carlinhos Brown em 1991, no Candeal, que tem o timbal, a percussão e a vivência das ruas de Salvador como elementos primordiais da sua composição artística.
“Estas canções representam muito para mim, tanto por trazerem reflexões de questões atuais como pela memória afetiva que tenho delas”, detalha Josyara sobre a escolha do repertório. A inspiração para o nome do EP veio de um verso da música “U-Maracá“, do álbum Timbalada (1993), também regravada por ela.
As faixas ganharam novos arranjos assinados por Josyara, que também assumiu a produção musical do projeto, com direção artística de Rafael Ramos (Deck). Sem os timbais e os instrumentos de percussão característicos da banda, as músicas receberam novas roupagens com o dedilhado percussivo no violão e no tiple, instrumento colombiano também tocado pela artista.
Em “Namoro a Dois” e “Margarida Perfumada”, a cantora convidou dois instrumentistas baianos para somar nas gravações: Felipe Guedes, no violão, e Gabriel Rosário, no bandolim. Juntos, os três levam elementos da percussão, como as claves rítmicas afro-baianas, para seus respectivos instrumentos de cordas.