Fotos de Hannah Carvalho, em São Paulo.
Uma conexão incrível marcou o encontro de Jon Batiste e Lia de Itamaracá durante o C6 Fest, em São Paulo, na noite desse sábado (20). O músico vencedor do Grammy e a cirandeira Patrimônio Vivo de Pernambuco mostraram uma impressionante química de palco.
Jon Batiste sempre demonstrou bastante admiração por Lia de Itamaracá e afirmava em entrevistas e nos seus stories no Instagram o interesse em encontrá-la. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em abril, ele afirmou que tinha sido convidado a tocar com Anitta quando viesse ao Brasil. “O que eu queria mesmo era tocar com Lia de Itamaracá”, disse Batiste à colunista Mônica Bergamo.
Seu respeito pela artista passa pelo interesse do músico nas influências africanas na ciranda feita por Lia. Além de São Paulo, Lia e Jon Batiste ainda se encontraram na edição do C6 Fest, no Rio de Janeiro, na sexta (19).
Lia de Itamaracá trouxe ao palco sua bateria e backing vocals, que fez um interessante intercâmbio com o piano soul de Jon Batiste. Eles tocaram “Iemanjá”, “Eu Fui Na Beira da Praia” e “Ciranda Sem Fim”, do mais recente disco de Lia.
“Segue a ciranda, reconectando outras almas, unindo a ancestralidade. Obrigada, Jon Batiste. Foi uma noite digna de uma rainha”, disse Lia de Itamaracá nas redes sociais.
Celebração para Lia de Itamaracá
A cirandeira Lia de Itamaracá completará 80 anos em 2024 e uma série de homenagens e comemorações estão sendo preparadas. A artista é Patrimônio Vivo de Pernambuco e está atualmente com uma exposição no Paço de Frevo.
No ano que vem, Lia de Itamaracá será samba-enredo de duas escolas de samba, a Império da Tijuca, no Rio de Janeiro e a Nenê de Vila Matilde, em São Paulo. Em São Paulo, o tema será “Cirandando a vida pra lá e pra cá. Sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá”. Já a homenagem carioca tem o tema “Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar”.