A cantora e compositora canadense Jayda G retorna com o novo single “Scars”, que fará parte de seu próximo álbum Guy, a ser lançado em 9 de junho pela Ninja Tune. O disco foi co-produzido com Jack Peñate (que trabalhou com SAULT, David Byrne e Adele), com participações de Lisa-Kaindé Diaz (de Ibeyi) e Ed Thomas.
Guy dará mais destaque para a voz em 13 faixas que se baseiam em suas raízes House, Disco, RnB e Soul em uma aproximação forte com o pop. O trabalho é intercalado com gravações de arquivo de seu falecido pai, William Richard Guy, cujas histórias gravadas em vídeo – das quais há mais de 11 horas, feitas pouco antes de sua morte – formam a base da narrativa do álbum, capturando um pequeno momento da experiência americana, contada pelos olhos de um jovem homem afro-americano.
“Scars” é parcialmente inspirado por uma história de quando seu pai estava no colégio e estava tendo problemas com um dos valentões locais. “Esses caras esperavam do lado de fora da escola para bater nele sem nenhum motivo, a não ser o fato de eles conseguirem bater”, explica Jayda G. “Então, meu pai tentava evitá-los, ou esperava horas depois que as aulas terminassem, ou saía por entradas diferentes para que fosse seguro para voltar para casa a pé. Mas essas pessoas simplesmente não desistiam. Eventualmente, ele percebeu que tinha que enfrentá-los para seguir em frente … e ele levou uma surra! Mas então eles o deixaram em paz”.
- “SOPHIE” é uma homenagem sem coerência ao legado de um dos grandes nomes do pop
- Caxtrinho canta crônicas sobre desigualdade em “Queda Livre”
Jayda G chamou atenção em meio à pandemia com o single “Both Of Us”, feito em parceria com o produtor Fred Again…, que ganhou indicação ao Grammy. Desde então, ela se apresentou em festivais como Coachella e Glastonbury e fez remixes para artistas como Taylor Swift e Dua Lipa. Mais recentemente, a artista se envolveu com a causa climática após ser convidada para apresentar o documentário de longa-metragem Blue Carbon, sobre os ecossistemas de pântanos de maré e manguezais. O filme será lançado ainda este ano em conjunto com a CNN.