O Janela Internacional de Cinema anuncia a programação de debates deste ano. O festival instiga debate de temas transversais aos filmes durante as sessões com a realização de um ciclo de três mesas entre os dias 2 e 4 de novembro, no 1º andar do Cinema São Luiz. Acesso é aberto ao público do Janela.
Veja a programação completa do festival, que começa nesta sexta (28).
A programação inicia, na próxima quarta-feira (2), às 16h30, com a mesa “O Que é Um Cinema Desobediente?”, composta pelos debatedores e cineastas Amaranta César, Ernesto de Carvalho e o crítico Victor Guimarães. A mediação será feita por Rodrigo Almeida, diretor e integrante da comissão de curtas do 9º Janela.
No dia seguinte (3), às 16h, refletindo a representatividade feminina na programação do festival, será a vez da mesa “Um Cinema Tomado Por Mulheres”, que será apresentada pelas realizadoras Déa Ferraz, Juliana Lima, Marília Hughes, Nara Normande e a distribuidora Silvia Cruz. A condução do debate será feita pela jornalista e júri do Janela Carol Almeida.
Encerrando a sequência, no dia 4, também às 16h, a mesa “Os Poderes Extremos do Queer nas Imagens”, com os diretores Chico Lacerda e Sosha, além das curadoras Mariana Vieira e Joana de Sousa, sob mediação de André Antônio, acerca do cinema e sua abordagem atual sobre gêneros não-normativos e identidades borradas e desviantes.
Veja a programação:
Petrobras Apresenta: Ciclo de Mesas do IX Janela Internacional de Cinema do Recife, com patrocínio da Petrobras
Quarta-feira (dia 2.11), às 16h30
Onde: 1º andar do Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 – Boa Vista)
Mesa “O Que é Um Cinema Desobediente?” – Victor Guimarães, Amaranta César e Ernesto de Carvalho. Mediação: Rodrigo Almeida.
Quinta-feira (dia 3.11), às 16h
Mesa “Um Cinema Tomado por Mulheres” – Déa Ferraz, Juliana Lima, Marília Hughes Nara Normande e Silvia Cruz. Mediação: Carol Almeida.
Sexta-feira (dia 4.11), às 16h
Mesa “Os Poderes Extremos do Queer nas Imagens” – Mariana Vieira, Joana de Sousa, Chico Lacerda e Sosha. Mediação: André Antônio.
Aberto ao público do Janela