Janeiro de Grandes Espetáculos celebra 30 anos com 91 espetáculos e homenagens a Fabiana Karla e Lia de Itamaracá

Edição comemorativa está marcada para acontecer entre os dias 9 e 21 de janeiro. Também recebem a honraria a passista Zenaide Bezerra e o Palhaço Casquinha

YERMA ATEMPORAL. Foto Morgana Narjara
Dirigido e adaptado por Paulo de Pontes e Simone Figueirego, o espetáculo Yerma Atemporal é um dos destaques da grade. (Foto: Morgana Narjara/Divulgação).

O Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) completará três décadas em 2024. Em celebração a esse marco, o evento abrirá o calendário cultural do estado com 91 espetáculos, entre produções locais, nacionais e internacionais. Serão mais de cem apresentações distribuídas de 9 a 31 de janeiro. Todos os detalhes da programação foram anunciados em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (29).

Com o mote “um banquete de arte e cultura“, o festival trará 42 montagens dedicadas ao público adulto e 12 peças infantis. Também vêm para compor a grade sete espetáculos de circo, dez de dança e 20 shows musicais. Além disso, 11 obras de diferentes estados e outras cinco de fora do país vão aportar no evento. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla e os valores variam de R$ 15 a R$ 80.

“A gente considera que as artes cênicas e a música nada mais são do que alimento para o nosso espírito, para o nosso conhecimento, para o nosso desenvolvimento no estado e no país. A partir daí, veio esse conceito de trazermos para essa 30ª edição a necessidade de se alimentar das diversas áreas, das artes cênicas e da música”, destacou o produtor executivo e curador Paulo de Pontes. Esta é primeira vez que o evento será realizado com apoio simultâneo da Prefeitura do Recife e do Governo de PE.

A edição comemorativa ocupará 20 equipamentos culturais ao redor do estado, alcançando as cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Goiana, Serra Talhada, Limoeiro e Petrolina. No Recife, as montagens serão encenadas nos teatros de Santa Isabel, Parque, Luiz Mendonça, Apolo, Hermilo Borba Filho, Capiba, Marco Camarotti, Barreto Júnior, Boa Vista e também na Caixa Cultural, que pela primeira vez receberá o evento.

01 Lia de Itamaraca Foto Ytallo Barreto
Lia de Itamaracá é uma das homenageadas da edição. (Foto: Ytallo Barreto/Divulgação).

Homenageados

A cirandeira e patrimônio vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá, será uma das homenageadas deste ano e levará seu show para a grade da programação. Ela dividirá a honraria com a atriz Fabiana Karla, o Palhaço Casquinha (Benjamin da Silva) e a passista Zenaide Bezerra, que também participam do JGE como atrações.

Além disso, buscando reconhecer os artistas que contribuem com as artes cênicas de Pernambuco, o festival fará menção honrosa ao jornalista, ator e dramaturgo Manoel Constantino, pelos 50 anos de dedicação ao teatro; à Cia Fiandeiros de Teatro, pelos 20 anos de história; e a Mônica Lira, do Grupo Experimental, pelas três décadas na dança.

RETRATOS IMORAIS.Foto Diney Araujo
A peça Retratos Imorais, solo do baiano João Guisande, abrirá o evento. (Foto: Diney Araujo/Divulgação).

Destaques

A abertura está marcada para a terça-feira, 9 de janeiro, com o premiado Retratos Imorais, montagem solo do baiano João Guisande, com texto de Ronaldo Correia de Brito. “São dois monólogos em um único espetáculo. Conta a história de Marivaldo e de Edmundo. É um monólogo que fala da solidão humana e das relações desses personagens com suas mães”, compartilhou Guisande, que também participará com a peça Cúmplices, ao lado de Fabiana Pirro.

Também figuram entre os destaques está Yerma Atemporal, texto de Federico García Lorca dirigido e adaptado por Paulo de Pontes e Simone Figueirego, e Nessa Mesa de Bar, espetáculo estrelado por Fabiana Karla e Leandro da Mata, que presta homenagem a Reginaldo Rossi.

Leituras e ações formativas

Entre as novidades desta 30ª edição está o Ciclo de Leituras Dramatizadas, que promoverá o encontro de célebres autores e atores recifenses, no Centro de Artesanato de Pernambuco e no Teatro Arraial. O Amor das Sombras (Noite e Perdição), de Ronaldo Correia de Brito; A Menina que Vende Flores, de Manoel Constantino; e Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, são alguns dos textos contemplados.

Além disso, o Janeiro de Grandes Espetáculos voltará a promover oficinas e atividades formativas. As inscrições vão iniciar, em breve, no site do festival. Também estão previstos lançamentos de livros e publicações. A programação completa pode ser acessada no site do evento.