Jambu, banda manauara de indie rock, formada por Gabriel (voz e guitarra), Bob (guitarra), ysmn (voz e bateria) e Guga (baixo), divulga seu novo single: “Uma tarde qualquer” – já disponível nas principais plataformas digitais. A canção é a penúltima faixa do “Fazendo a Farinha”, uma das etapas que integram o todo do Circuito Manacaos, incubadora sonora manauara, formada por uma rede de artistas locais e que tem apoio da Natura Musical.
A faixa produzida sob influência do rap amazonense e numa toada experimental, revela arranjo com camadas de guitarras sinérgicas e sem distorções, tendo como inspiração artistas como Victor Xamã, Igor Muniz e Ian Lecter. “Uma tarde qualquer” ilustra as tardes singulares em Manaus, traduzido em um momento raro onde o sol brilha intensamente no céu e a chuva cai de forma inesperada. A canção revela um eu-lírico reflexivo, ora tomado por questionamentos, ora invadido pela esperança.
“A letra é totalmente uma reflexão esperançosa de que a vida é muito mais do que explicações bem dadas e caminhos lógicos bem construídos numa teoria que desmotiva antes mesmo de começar, mas também muito lúcida de saber que são apenas pensamentos movidos pelo coração”, Gabriel explicou sobre a narrativa da composição.
Para os integrantes da banda Jambu, que encaram o grupo também como um coletivo multiartístico movido pela paixão e incentivo, a escolha de inserir o single no Circuito Manacaos reforçou as conexões entre a essência de suas produções e as raízes culturais amazônicas.
Gabriel contou sobre a proposta do Circuito Manacaos: “Essa produção mostrou novamente que as coisas fluem quando estamos em coletivo, uma composição escanteada pode ser rearranjada e receber ainda mais espírito para então tomar uma forma clara. Foi o projeto perfeito para uma música que na sua concepção teve referências na própria arte Manauara”.
“O Manacaos foi em diversos momentos um lugar, mesmo que na maior parte do tempo não fosse físico, onde nos colocamos a observar com sinceridade a conexão que nossa arte tem com os nossos, além de estéticas, imagens, sonoridades e texturas, mas na raiz de nossas criações”, encerrou o vocalista e guitarrista da Jambu.
Circuito Manacaos foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Festival Latinidades, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.