Instituto Ricardo Brennand realiza exposição imersiva sobre Frans Post

O Complexo de Arte da Várzea tem a mais completa coleção sobre o pintor, integrante da comitiva de Nassau no Brasil, entre 1637 e 1644

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Gravura Mauritiopolis, 1645 (Divulgação)

A coleção Frans Post e o Brasil Holandês, pertencente ao Instituto Ricardo Brennand, e ali acolhida desde a abertura do espaço em setembro de 2002, integrará a base da Exposição Frans Post: O Primeiro Olhar – Uma Imersão na Paisagem do Brasil Holandês. O público visitante terá oportunidade de aprofundar um pouco mais de conhecimentos sobre o período holandês brasileiro e sobre o artista holandês, apontado como o primeiro pintor da paisagem brasileira e também considerado o primeiro paisagista das Américas. Ingressos disponíveis no site do Instituo Ricardo Brennand.

A mostra acontecerá a partir de amanhã (11), com uma abertura inicial exclusiva para visitação de alunos de oito escolas públicas selecionadas, através de edital para este objetivo. São cerca de 1000 estudantes. É o centro cultural da Várzea intensificando essa troca de conhecimentos educativos já existente entre o InstitutoRB e o ensino público recifense.  A exposição, no entanto, para o público em geral, seguirá do dia 12 de junho até 28 de julho em parceria com o Ministério da Cultura.

ACERVO INSTITUTO RICARDO BRENNAND Tela Fort Frederik Hendrik 1640
Tela Forte Frederik, 1640 (Divulgação)

A exposição exibirá, de forma imersiva, a partir da adaptação de obras para o formato de projeções, com pinturas em movimento através da tecnologia, a considerada mais completa coleção do mundo de quadros de Frans Post, adquirida de várias partes do mundo, ao longo da vida do fundador do InstitutoRB, Ricardo Brennand. A mostra vai retratar as fases do pintor e estará instalada na Sala da Rainha, espaço reservado e privilegiado por ficar dentro da Pinacoteca do museu. 

Serão quadros, pinturas e projeções de gravuras daquele que foi um dos primeiros artistas a retratar as deslumbrantes paisagens do Brasil Holandês do século XVII, quando aqui chegou ainda jovem na comitiva de João Maurício de Nassau – Conde de Siegen, em 1637, viveu no país por sete anos e documentou cidades, vilas, povoações, costumes, fortes e a vida da sociedade açucareira. Ilustrou, por exemplo, o relatório de atividades de Nassau em terras da América, escrito por Caspar van Baerle e publicado em 1647.

Deste período, o InstitutoRB tem ainda como principal testemunho a Tela Fort Frederik Hendrik. Uma curiosidade que integra a mostra e chama atenção é uma miniatura do navio Zutphen, que integrou a esquadra holandesa da Comitiva de Nassau e foi executada em madeira e com detalhes em tecido que integra a coleção do Instituto Ricardo Brennand, após doação feita pela Coleção Santander Brasil tempos atrás.

ACERVO INSTITUTO RICARDO BRENNAND Tela Ruinas do Convento do Carmo em Olinda 1664
Tela Ruínas do Convento do Carmo em Olinda, 1664 (Divulgação)

Raridades Expostas:

Tela Fort Frederik Hendrik (1640): revela um panorama da ilha de Antônio Vaz, trazendo ao fundo o Fort Frederik Hendrik, conhecido como Forte das Cinco Pontas, onde se instala nos dias de hoje o Museu da Cidade do Recife. Primeira imagem pintada do Recife mostrando a ligação íntima do quadro com a cidade.

Tela Paisagem de Várzea com (Séc. XVII): onde a natureza luxuriante serve de cenário a uma família de portugueses em viagem. O conjunto de figuras, tendo a frente o senhor rural montado em seu cavalo branco, acompanhado de sua mulher, carregada numa rede por dois escravos. Retrata a família patriarcal brasileira na primeira metade do século XVII.

Tela Ruínas do Convento do Carmo em Olinda (1664): obra de elevado apuro, característica da terceira fase, em que o artista passa a repetir a mesma meia dúzia de temas, neste caso, as ruínas de Olinda, capital de Pernambuco incendiada pelos holandeses em novembro de 1631 e que permaneceu em ruínas durante o período no qual Frans Post viveu no Brasil (1637 a 1644).

Gravura Mauritiopolis (1645): Gravura dupla, tomada dos arrecifes, retratando a povoação do porto do Recife e a Cidade Maurícia (Mauritsstadt), Pernambuco.

Livro Barleus (1647): raríssimo e luxuoso exemplar colorido da primeira edição de 1647, com o frontispício decorado e o retrato de João Maurício de Nassau. Os exemplares aquarelados à mão são muito mais raros que os em preto e branco e alguns foram presenteados por Nassau a príncipes europeus. O livro contém 56 mapas e gravuras, a maioria destes de autoria de Frans Post. As 17 principais gravuras feitas por Frans Post demonstrando o local por onde os holandeses dominaram serão expostas em backlights e no livro virtual já existente na exposição do Brasil Holandês.

Foto de Taciana Suzuki
Telas projetadas (Foto: Taciana Suzuki/ Divulgação)

Serviço: Exposição Frans Post: o primeiro olhar – uma imersão na paisagem do Brasil holandês

Onde: Instituto Ricardo Brennand, na Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea
Quando: De 11 de junho a 28 de julho 
Horário: De terça a domingo a domingo, das 13h às 17h
Ingressos: Inteira – R$ 50,00 / Meia – R$ 25,00 / Crianças até 07 anos, mediante apresentação de documentação a entrada é gratuita.

Compra pelo site ou na bilheteria.
Mais informações: (21) 2121.0365/0334