Indicados ao Oscar, Walter Salles e Petra Costa representam o Brasil no Festival de Cinema de Nova York

Um dos mais importantes eventos do calendário internacional, o NYFF traz ainda novos longas de Pedro Almodóvar e Steve McQueen

apocalypseinthetropics
Cena de Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa. (Divulgação).

O Festival de Cinema de Nova York (NYFF) anunciou a seleção oficial da sua 64ª edição e o Brasil estará presente com nomes de peso do cinema nacional. Os indicados ao Oscar Walter Salles (Central do Brasil) e Petra Costa (Democracia em Vertigem) estreiam seus novos longas Ainda Estou Aqui (Walter) e Apocalipse nos Trópicos (Petra). O país também participa do festival com o elenco e co-produção do longa-metragem Transamazonia da diretora sul-africana Pia Marais. 

O NYFF é considerado pela indústria cinematográfica um dos festivais mais importantes do calendário internacional. Ele se distingue de outros eventos similares por não ser competitivo e mesmo assim conseguir atrair grandes nomes do cinema global, com estreias mundiais e nacionais. Organizado por cinéfilos e críticos, o festival já homenageou e exibiu grandes sucessos do audiovisual pernambucano como Bacurau de Juliano Dornella e Kleber Mendonça Filho e Retratos Fantasmas, também de Kleber. 

Este ano o festival acontece de 27 de Setembro a 14 de Outubro no Centro de espetáculos do Lincoln Center, localizado no coração de Manhattan, próximo ao famoso Central Park. O centro também é a casa da escola de arte Julliards e do cinema Film at Lincoln Center. As estreias de destaque do festival acontecem dentro do Teatro Alice Tully Hall com capacidade para pouco mais de 1000 espectadores sentados.

entretenimento walter salles festival de veneza ainda estou aqui 1721742889
Fernanda Torres estrela novo longa de Walter Salles. (Divulgação).

Retorno de Walter Salles

Depois de um longo hiato no papel de diretor, Walter Salles retorna à posição com o drama Ainda Estou aqui adaptado da obra homônima do escritor brasileiro Marcelo Rubens Paiva, filho dos personagens centrais do livro, resistentes da ditadura militar, o político Rubens Paiva e sua esposa Eunice Paiva.

O longa recria os acontecimentos de 1971, quando Rubens Paiva, ex-senador e crítico do então recém-instaurado regime militar no Brasil, é levado de seu lar no Rio de janeiro por forças do regime para prestar depoimentos a autoridades e desaparece. O filme tem no elenco principal as atrizes mãe e filha na vida real, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, além de Selton Melo. Montenegro foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 1999 com outra obra de Salles, Central do Brasil A estreia mundial do longa acontecerá no Festival de Cinema de Veneza no fim de Agosto. 

Petra Costa debate a extrema-direita

Já Petra Costa chega ao NYFF com o documentário Apocalipse nos Trópicos. A premiada cineasta traz uma continuação do seu filme indicado ao Oscar de 2020, Democracia em Vertigem. A nova obra observa o crescimento da extrema-direita no Brasil. O documentário foca em como o movimento evangélico pavimentou o caminho para a presidência de Jair Bolsonaro e continua a ser uma ameaça com o surgimento de uma teocracia nacional.

Expondo agentes de ambos os lados da polarização política do país, incluindo o televangelista Silas Malafaia e o atual presidente da República Lula, Petra oferece uma análise sobre eventos que colocaram o Brasil nas manchetes internacionais enquanto pinta um retrato da fragilidade da democracia. A estreia mundial do filme também será no festival de Veneza deste ano. 

Almodovar1
O Quarto Ao Lado, novo de Almodóvar. (Foto: Iglesias Más/Divulgação.)

O terceiro filme com o toque brasileiro participando do NYFF 2024 é uma obra dirigida pela cineasta sul-africana Pia Marais, Transamazonia“. O filme se passa na Amazônia brasileira e traz um drama fantástico que a conta a história de Rebecca, uma garota resgatada por membros de uma tribo indígena, após ser a única sobrevivente de um acidente aéreo na região. Anos se passam, e Rebecca interpretada pela atriz alemã Helena Zengel é transformada numa celebridade local depois que seu pai (Jeremy Xido), um missionário americano prega que a menina tem poderes milagrosos. Pernambuco participa da obra com Camilo Cavalcanti como um dos produtores do longa. 

O NYFF 2024 traz ainda como destaque o novo trabalho de Pedro Almodovar, O Quarto Ao Lado, primeiro longa totalmente em inglês do iconoclasta diretor espanhol. O filme de abertura será do jovem cineasta norte-americano RaMell Ross, Nickel Boys. Já o filme de encerramento fica por conta de Blitz, nova obra do cineasta britânico Steve McQueen, multi-vencedor do Oscar de 2014 com o filme 12 Anos de Escravidão“.