Xirê é palavra iorubá que remete à festa. E é em clima de celebração que a cantora, compositora e produtora musical Iara Rennó abre 2025, com o show “Xirê de Iaiá”. Nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, a artista estreia o projeto em São Paulo, depois de uma temporada em Salvador, no último ano. A apresentação, uma espécie de gira celebrativa, acontece na Casa de Francisca, no porão, espaço novo da já tradicional casa paulistana, inaugurado em 2024.
- Leia também: Iara Rennó faz ode à Iemanjá em “Orí Okàn – Sagrado Caminho”, filme baseado em seu álbum
Com estreia no verão de Salvador – onde Iara tem sua família de santo -, a artista leva sua roda agora para São Paulo, onde mantém seu axé também através das conexões artísticas que tece longe do seu terreiro.
No repertório – que passeia por músicas ligadas à cultura de Orixá, principalmente pautada pelos álbuns-irmãos Oríki (indicado ao grammy latino) e Orí Okàn, lançados respectivamente em 2022 e 2023, e pelos singles recém-lançados pela artistas em 2024 (com Kiko Dinucci e Juçara Marçal – “Iroko (Axé que vem do pé“) – e com Josyara, Igbale. Outros pontos populares também embalam a roda, que conta com percussões de Alysson Bruno e Victória dos Santos, além da canja de convidados surpresas.
“No candomblé, Xirê é o momento em que invocamos os Orixás através de seus toques e cantigas, justamente para que eles dancem e festejem”, conta Iara. A roda conta ainda com a releitura de grandes clássicos como “Babá Alapalá”, de Gilberto Gil, “Emoriô”, de Gil e Donato, e “Xirê”, da revelação baiana Jadsa ao lado de João Milet Meirelles. Além da gira, a noite conta ainda com o DJ Badé antes e depois da apresentação.
Xirê de Iaiá | Iara Rennó; com Alysson Bruno e Victoria dos Santos
Casa de Francisca
Rua Quintino Bocaiúva, 22 – 1º andar – Sé, São Paulo
Data: sexta-feira, 17 de janeiro
Horário: 22h (abertura da casa 20h)
Ingressos: R$ 35 antecipado; R$ 44 na porta; 100 primeiras pessoas gratuitas