Nas comemorações dos 34 anos de trajetória, o Grupo Totem estreia nesta quinta-feira (25) o espetáculo ITAÊOTÁ no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, às 20h, com entrada gratuita. Com produção, direção e encenação de Fred Nascimento, a montagem corresponde também à performance final da pesquisa “Metamorfismo de (R)existência”, iniciada em 2019, que é conduzida pelo conceito de descolonização, tendo como referência os modos de resistir e existir de povos indígenas e africanos, para a construção de um futuro ancestral.
No espetáculo, incentivado pelo Funcultura, a ideia é mostrar uma maior comunhão, chamando as pessoas para a autoresponsabilidade em relação aos problemas sociais, econômicos, ambientais e mentais, através de saberes não hegemônicos que podem resultar em tempos de mais equilíbrio.
Elementos como instrumentos musicais (maracas, tambor, chocalho) e a pintura dos corpos com tinta feita de urucum incrementam a performance. “Precisamos entender que não estamos sós e repensar nossos caminhos e o impacto da ação do homem no meio-ambiente, compreendendo que existem outras formas de socializar, com atenção e cuidado com o outro, com a terra, as plantas, os animais”, analisou Taína Veríssimo, produtora e uma das performers do Totem.
Serviço:
Estreia de ITAÊOTÁ, do Grupo Totem
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Quando: Dia 25/08 (quinta-feira), às 20h