Galo Gigante é erguido e anuncia a chegada do Carnaval no Recife

Estrutura foi confeccionada com 20 mil garrafas PET e outros materiais recicláveis

Copia de Imagem post padrao 1 20
Foto: PCR/Divulgação.

Na noite desta quarta-feira (26), a tradicional alegoria do Galo da Madrugada foi instalada sobre a Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. Com 32 metros de altura, o Galo deste ano é o maior já registrado nos 47 anos do bloco, superando os 27 metros de 2024.

Em 2025, o símbolo do Carnaval pernambucano assume a identidade de Galo Cidadão Ecológico, com um projeto que reforça a sustentabilidade e a inclusão. A estrutura foi confeccionada com 20 mil garrafas PET, além de pneus, CDs e outros materiais recicláveis. Entre os elementos que destacam a mensagem de diversidade estão um cordão de identificação do autismo, óculos no estilo mangueboy, anel cigano, crista dourada, flor na boca e sandálias Muxarabi feitas de pneus reutilizados.

A concepção artística do Galo é assinada, desde 2019, pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, que tem introduzido temáticas voltadas à conscientização social e ambiental na alegoria. Este ano, além da sustentabilidade, o Galo também homenageia a cultura pernambucana ao incorporar referências aos caboclos de lança do maracatu de baque solto, com uma gola de garrafas PET coloridas representando as tradicionais lantejoulas bordadas à mão pelos artesãos.

A cerimônia de montagem do Galo, considerada um evento do pré-carnaval recifense, contou com apresentações de cinco atrações culturais: Bloco das Ilusões, Tribo de Caboclinhos Tupi, Clarins de Momo, Orquestra Veneza Brasileira e Companhia Luden de Dança.

A alegoria permanecerá na ponte até o domingo (09) após o Carnaval, acompanhando a programação oficial da folia. O Galo da Madrugada, reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco de carnaval de rua do mundo, sairá às ruas no sábado de Zé Pereira (1º/03).