O longa-metragem Paterno, dirigido por Marcelo Lordello, estreia nos cinemas no dia 7 de agosto. A produção é assinada pelas brasileiras Plano 9 e Trincheira Filmes, com coprodução da empresa francesa Caravan Pass, e distribuição da ArtHouse e da Filmes do Estação. Antes da estreia nacional, o filme contará com pré-estreias no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
No elenco principal estão os atores Marco Ricca, Gustavo Patriota e Thomás Aquino. A narrativa acompanha Sérgio (interpretado por Ricca), um arquiteto dividido entre manter o legado do pai e lidar com o distanciamento do filho, que está prestes a se tornar adulto. Envolvido em um projeto imobiliário de grande porte em uma área popular do Recife, o personagem enfrenta a resistência dos moradores da região.
Paterno teve passagem por eventos do circuito cinematográfico nacional. Foi selecionado para a Competitiva Internacional do 11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, participou da Competitiva do 25º Festival do Rio, integrou a programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e recebeu o Prêmio da Crítica no 17º Fest Aruanda.

Marcelo Lordello é cineasta com 23 anos de atuação, radicado em Recife desde 2001. É sócio da produtora Trincheira Filmes, ao lado de Leonardo Lacca e Tião. Entre seus principais trabalhos estão o documentário Vigias (2010) e o longa de ficção Eles Voltam (2012), premiado pelo júri oficial e pela crítica no 45º Festival de Brasília.
Em 2025, além de Paterno, o diretor lançará a série Delegado, codirigida com Leonardo Lacca e licenciada para o Canal Brasil e Globoplay. Seu próximo filme, Edificante (título provisório), encontra-se em fase final de montagem.
Confira o trailer:


