Festival Pernambuco Meu País passará por oito municípios do Agreste e Sertão do Estado

O festival circulará de 12 de julho a 1º de setembro com quase 900 ações entre shows, espetáculos, cortejos e outras atividades

Copia de Copia de Post Noticias 10 2
(Foto: Eduardo Cunha/ Secult/ Divulgação)

Reconhecido como o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País, Pernambuco vai viver uma experiência digna do porte de uma nação. O Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo do Estado, com R$ 25 milhões de investimento estadual, teve sua programação anunciada nesta terça-feira (25), no Museu Cais do Sertão, com a presença da governadora Raquel Lyra e dos prefeitos dos oito municípios do Agreste e Sertão pernambucanos que receberão o evento: Taquaritinga do Norte, Bezerros/Serra Negra, Gravatá, Pesqueira, Caruaru, Triunfo, Arcoverde e Buíque.

O Festival Pernambuco Meu País será realizado durante 24 dias (12 de julho a 1º de setembro) e com mais de 700 mil pernambucanos (80% das atrações, segundo o Governo do Estado) , começando por Taquaritinga do Norte (12 a 14 de julho) e seguindo por Bezerros/Serra Negra (19 a 21 de julho), Gravatá (26 a 28 de julho), Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro).

Com o foco em expressões da cultura popular, o Festival também abrange música, cinema, dança, teatro, circo, artes visuais, artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades, de sexta-feira a domingo.

“A intenção do Governo de Pernambuco é realizar em vários territórios desta nação um grande evento cultural democrático. Serão 24 dias de programação que reunirão diversas linguagens artísticas, percorrendo oito municípios e transformando a vida das pessoas por meio da arte. O Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e deixará um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”, destaca a secretaria de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

Festival Pernambuco Meu Pais Foto de Eduardo Cunha Secult PE Fundarpe 3
Naná Vasconcelos é um dos homenageados (Foto: Eduardo Cunha/ Secult/ Divulgação)

Curadoria

A curadoria do Pernambuco Meu País apresenta centenas de atividades que exploram a potência do mercado criativo de Pernambuco, estabelecendo pontes entre artistas/espetáculos e público. Em um período de um mês, cada cidade receberá ações contínuas, gerando interações com artistas de diversos estados. O objetivo é promover, durante três dias, a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros e conceitos artísticos.

Neste sentido, serão homenageados dois grandes artistas pernambucanos responsáveis por divulgar a cultura pernambucana mundo afora com suas obras marcadas pelo amor à terra onde nasceram: o artista plástico Abelardo da Hora e o percussionista Naná Vasconcelos.

O festival conta com 11 palcos, o Palco Pernambuco Meu País, País do Cinema, País da Música, País da Literatura, País do Artesanato, País das Culturas Populares, País do Circo, País da Cultura Alimentar, País das Artes Visuais, País das Conexões Visuais e País das Conexões Criativas.

Atrações

O Palco Pernambuco Meu País reúne nomes nacionais e pernambucanos de vários estilos musicais e levará a Taquaritinga do Norte artistas como Benil, As Januárias, Waldonys, Dorgival Dantas, Renato Vilela, Odair José, José Augusto, Carlinhos Brown, Volver, Ave Sangria, Hungria e Maneva. Em Bezerros, Joyce Alane, Almério, Duda Beat, Ciel Santos,Ylana com participação de Gabi da Pele Preta, Preta Gil, Paulo Miklos, Isadora Melo, Erisson Porto, Oswaldo Montenegro e Jorge Vercilo.

Em Gravatá, Rachel Reis,Tayara Andreza, Raça Negra, Revoredo, Cascabulho, Chico César, Vanessa da Mata, Larissa Lisboa, Maeana, Ana Vitória e Alceu Valença. Em Pesqueira, Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A, Nando Reis, N’Zambi, Tribo de Jah, Gabriel O Pensador, Marcelo Falcão; Chorinho Ororubá, Pagode do Didi com convidadas, Fundo de Quintal e Diogo Nogueira.

Caruaru terá atrações consagradas como Lenine, Academia da Berlinda, Dilsinho, Zé do Estado, Forró na Caixa, Mestrinho, João Gomes, Joanah Flor, Filipe Catto (Canta Gal), Ana Carolina e Maria Gadú. Já Triunfo, Mombojó, Biquíni Cavadão, Toni Garrido, Labaredas, Rossi Original, Só Brega (Conde), Tierry, Gerlane Lops, Natascha Falcão, Lucy Alves e Jorge Aragão.

Arcoverde contará com artistas como Luana Tavares, Negra Li, Francisco El Hombre, Berinho, Lipe Lucena, Nanara Bello, Matheus Fernandes, Lia de Itamaracá (Patrimônio Vivo de Pernambuco), Clayton Barros, Jorge du Peixe e Capital Inicial. Em Buíque, se apresentarão Beto Hortis, Rogerinho, Caninana, Gangga Barreto, Edilza Aires, Adilson Ramos, Roberta Miranda, Samba de Coco Raizes Do Arcoverde, Sem Compromisso, Dudu Nobre e Psirico.

A programação dos outros palcos apresenta artistas pernambucanos dos vários cantos desta nação. O País do Cinema conta com mostras como a Mostra Cinema no Interior (Petrolina); Mostra MOV Circula (Recife); Cine OLAR: Animação Latina (Carpina); e a Mostra Negras Poéticas (Paulista e Itamaracá).

No País das Culturas Populares, traz Patrimônios Vivos como Caboclinhos União Sete Flexas de Goiana (Goiana); Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira); Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (Aliança); Coco de Umbigada (Olinda); e Afoxé Alafin Oyó (Olinda). Outros nomes da linguagem contemplados são Boi Maracatu (Arcoverde); Boi Cara Branca de Limoeiro (Limoeiro); Bloco Rural Estrelinha (Nazaré da Mata); Maracatu Nação Camaleão (Olinda); Ciranda do Mestre João Limoeiro (Limoeiro); O Bonde Bloco Carnavalesco Misto (Recife); Cavalo Marinho Boi Matuto (Olinda); e Os Caiporas (Pesqueira).

No País da Literatura, algumas atrações e ações como o Encantando Histórias (Garanhuns); Cordel Animado (Recife); Nua aos 70 Graça Nascimento (São José Egito); Mesa de Glosas – Mulheres de Repente (Afogados da Ingazeira e Tabira); e Recital Sarau Mala Preta (Recife e Goiana).

No Palco País do Circo, nomes como Arte Magia e Mistério no Circo Alakazan (de Igarassu); Circo Águia Dourada, Patrimônio Vivo de Pernambuco (Arcoverde); Caminhos – Palhaço Sequinho (Triunfo); Atrapalhaços – Intervenção de Palhaçaria (Recife); e Riso Interior – Teatro de Retalhos (Arcoverde).

O País da Cultura Alimentar apresentará atividades como Harmonizando o Sabor das Festas Juninas e Cervejas, com Chiara Barros (Jaboatão dos Guararapes); Confeito de Festa Coletivo Dona Maria do Confeito, com Maciel França Limoeiro); O Bom Comer Xucuru: Alimento do Corpo Mente e Espirito, com Bela Xucuru (Pesqueira); e A Importância da Gastronomia Alusiva aos Ciclos Folclóricos de PE + Arruar pela Feira de Caruaru, com Daciel Santos (São Benedito do Sul).

A programação no País das Conexões Visuais terá mostras como Atotô: Um Processo de Cura (Recife); Caruaru e Seus Terreiros (Caruaru); Mata Borrão (Carpina); Alanéé Rodrigues (Parnamirim-RN); e Fórum de Mercaro em Arte e Cultura: “Fotografia Contemporânea” (Recife).

O País das Artes Cênicas apresenta espetáculos como Ara Mimo Ajó Nagô (Caruaru); Passo (Recife); Sertão Latino (Serra Talhada); Sopro d’Água (Olinda); Corpos e Sonoridades Híbridos (Recife); O Peru do Cão Coxo (Limoeiro); Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim (Vicência); Malassombros – Contos do Além Sertão (Arcoverde); e Luiz Lua Gonzaga (Recife).