Fabular novos mundos, especular novos caminhos, e construir novos futuros. Essa é a premissa da FABULOSA – Festival Internacional de Cinema Queer Especulativo do Recife, que, em sua segunda edição ocupa o Cinema do Fundação (Sala Derby), entre os dias 27 e 30 de agosto, com um poderoso recorte das mais instigantes produções de gênero realizadas por pessoas LGBTQIA+ de todo o mundo.
- Leia também: Fresta, festival dedicado ao cinema analógico, promove a beleza e memória dos filmes em película
Com o objetivo de modificar a experiência de uma sessão de cinema, misturando filmes com performances, a 2ª edição da FABULOSA é estrelada pela drag queen Ruby Nox, forte representante de Pernambuco na segunda temporada de Drag Race Brasil. Além de apresentar os 4 dias de mostras, e estrelar a vinheta oficial da edição, a Queen também vai realizar performances exclusivas entre as sessões.
Trazendo quase 50 obras em sua programação, a segunda edição da FABULOSA – Festival Internacional de Cinema Queer Especulativo do Recife é uma realização das produtoras pernambucanas Filmes de Marte e Profana Produções, com o incentivo da Prefeitura do Recife, através do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), e apoio do Cinema da Fundação, Canela Vermelha Produções, Caldo de Cana Filmes, e MOFA Criativa.




Para o diretor artístico do festival, o diretor, roteirista, e diretor de arte Henrique Arruda, o número de obras selecionadas este ano, e o recorde de inscrições, vindas do país inteiro, demonstra o quanto esse tipo de cinema tem se fortalecido em todo o país, impulsionado, principalmente pelas leis mais recentes de incentivo à cultura, como a Paulo Gustavo e a Aldir Blanc.
“Recebemos quase 250 inscrições de filmes do país inteiro, muitos deles incentivados pela Aldir Blanc, e Paulo Gustavo, de diretores e diretoras estreantes, e isso é absolutamente incrível, porque estamos presenciando uma renovação do cinema que se reinventa através dos filmes queers de gênero, e de guerrilha, que acreditam na criação de novos mundos, na reinvenção de futuros contra a opressão”, afirma.
As Malignas Comentam
Sucesso de público em sua primeira edição, realizada em dezembro de 2023, a sessão: As Malignas Comentam retorna trazendo as ácidas personagens vividas pelos atores Fato Kaim e Domingos Jr, comentando ao vivo um longa-metragem convidado junto do público.
Além de um clássico surpresa programado para o último dia de festival, a obra selecionada para este ano é o filme mineiro Drag Killer, longa-metragem de estreia do diretor Johnny Victor, que realiza sua premiére pernambucana na sessão.
Drag Day e Kiki House Of Kunoichis
Além de ter a pernambucana Ruby Nox como a Fabulosa da edição, o festival também reserva a sexta-feira de sua programação para o chamado DRAG DAY com performances de mais duas queens convidadas: Bhelchi, mineira, e também participante da atual temporada de Drag Race Brasil, e a Drag Queen alagoana Leviathan. As duas trarão performances exclusivas para o festival durante a sessão As Malignas Comentam Drag Killer.
A Fabulosa convida na quinta-feira (28) para abrir a sessão Maracatrônica de curtas-metragens pernambucanos, a Kiki House of Kunoichis, fundada em 2018 pela Statement Founding Mother Kunoichi Yuri. Primeira casa transcentrada da comunidade Ballroom pernambucana, a casa que também se desdobra enquanto produtora cultural e coletivo artístico, prepara uma performance especial para a edição, com os principais elementos da cultura Ballroom.
Troféu Maracatrônica
Fortalecendo ainda mais a Mostra Pernambucana Competitiva de curtas-metragens, a mostra MARACATRÔNICA, pela primeira vez, o festival concede o Troféu Maracatrônica para os filmes vencedores da edição, escolhidos pelo júri do festival.
Confeccionado pelo artista plástico, designer e criador da identidade visual da edição, Gino Batidão, o Troféu será entregue aos filmes vencedores na cerimônia de premiação do festival, programada para o sábado, dia 30, logo após a sessão As Malignas Comentam um Clássico.

A onda de filmes queer em super 8 na Paraíba
Para a sessão de abertura, o festival traz para Recife, a mostra A Onda de Filmes Queer em Super 8 da Paraíba, formada por 5 curtas-metragens em Super 8 restaurados pela Cinelimite, em parceria com o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC) e a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).
Realizados em sua maioria no início dos anos 80, em plena ditadura militar, os filmes registram a vivência LGBTQIA+ sob diversas óticas, e provam estarem atuais até os dias de hoje, mais de 40 anos após suas realizações.
Todd Verow
Em parceria com a Cremoso Filmes, a FABULOSA também dá destaque nesta edição ao cineasta norte-americano Todd Verow, conhecido por trabalhar o homoerotismo sob uma ótica mais afetiva. Além de exibir uma série de curtas-metragens realizados pelo diretor desde os anos 90, a mostra também realiza a premiére nacional de seu novo longa-metragem, Memorabília, dirigido em parceria com Charles Lum, e que também utiliza o Super 8 como dispositivo de registro.
O filme, baseado nas histórias e diários amorosos escritos por Charles Lum, e por Todd Verow, reúne imagens em Super 8 e incorpora imagens de arquivo gravadas por Charles nas décadas de 70 e 80, e novas filmages e imagens de arquivo das décadas de 80 e 90 gravadas por Todd.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
27.08 – (Quarta-feira)
14h Sessão 1: Vou Arrancar do Meu Diário
15h45 Sessão 2: Contra Quem Você Luta?
17h Sessão 3: Estás Ouvindo Coisas
18h30- Sessão 4: Remember me – Mostra retrospectiva de curtas de Todd Verow
19h- Sessão 5: A Onda de Filmes Queer em Super 8 da Paraíba, com performances de Ruby Nox, Sharlene Esse
28.08 – (Quinta-feira)
18h20 – Sessão 6: Mostra MARACATRÔNICA Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, com performances da Kiki House of Kunoichis
21h- Sessão7: +18: LOVE-ME HARD
29.08 – (Sexta-feira)
17h40- Sessão 8: Mostra ONTEM SONHEI COM VOCÊ – Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais
20h- Sessão 9: As Malignas Comentam: DRAG KILLER, de Johnny Victor (MG), com performances de Bhelchi, Leviathan, e Ruby Nox
30.08 – (Sábado)
14h- Sessão 10: MEMORABÍLIA – Premiére Nacional do novo longa-metragem de Todd Verow (EUA)
15h30- Sessão 11: AS MALIGNAS COMENTAM um CLÁSSICO + Premiação e encerramento do festival


