Entre os dias 22 e 29 de setembro, o Festival Convida 2024 desembarca na Infinu Comunidade Criativa e na Praça das Avós (ambas na 506 Sul), em Brasília, para uma extensa programação de shows, DJs e bate-papos no side evento Hackaton de Novos Formatos, uma parceria do Convida Pro com Tum Festival. Na 23ª edição do evento, o slogan ganha um novo significado e bota a música no centro de suas ações: “A experiência é a música”.
Leia também: Jamie xx e coletivo alemão Keinemusik vêm ao Brasil
“O que queríamos era fazer um resgate do que nós pensávamos que era um festival em 2010. Quando íamos para um festival pensando: ‘Qual é o line?’ e a nossa maior reclamação não era o banheiro químico, mas sim sobre a qualidade do som, o som chegou embolado, se a bateria estava fora de sync… Nós tínhamos esse tipo de preocupação antigamente, porque o foco central sempre foi a música. Esse slogan sugere uma mudança de foco, onde a música acabou ficando em segundo plano em relação à experiência do usuário”, explica a produtora Eli Moura.
Este ano o evento focou em shows inéditos em Brasília, como a banda japonesa Acid Mothers Temple que abre o evento no dia 22 de setembro. Formada há mais de 30 anos no Japão pelo guitarrista Kawabata Makoto, a banda já lançou mais de 100 discos de estúdio e 70 LPs ao vivo e faz uma música única, um space rock progressivo e psicodélico. Ou 7naroda que se apresenta no dia 24 de setembro, ao lado da Mc Tha fazendo uma grande reverência ao samba raiz. A paulistana lançou uma homenagem à Alcione no EP Meu Santo É Forte (2022) e trouxe músicas repaginadas dessa grande artista. Os goianos da Boogarins trazem o show em que tocam Clube da Esquina, dia 28 de setembro e fechando a programação, no dia 29 de setembro, a banda Tuyo faz uma sessão dupla. Na primeira sessão, às 18h, a banda faz um show acústico e na segunda sessão, às 20h, trazem pela primeira vez a Brasília o show do disco Paisagem lançado em abril deste ano.
Outro destaque da programação é o show de Donatinho, no dia 25 de setembro, às 19h30, uma homenagem ao pai, o mestre João Donato, que nos deixou em julho de 2023. Na apresentação “Donatinho apresenta Donato 90”, o artista faz um show documentário em que traz grandes músicas do Donato em ordem cronológica. Entre as canções, o público poderá conferir muitas curiosidades sobre os bastidores e a vida de Donato. Estão no repertório, músicas como: “The Frog”, “Bananeira” e “Gaiolas abertas”.
Brasilienses também fazem shows inéditos
Também na quarta, dia 25 de setembro, o duo formado por Ramiro Galas e pelo saxofonista Esdras Nogueira faz uma homenagem à dupla francesa Daft Punk. No sábado, dia 28 de setembro, o trio apelidado de Puta Gaivota do Mar, formado pela cantora paraguaia, Victoria Carballar responsável pelo projeto Puta Romântica, Gaivota Naves e Mar Nóbrega se juntam no palco da Infinu para uma apresentação que mescla músicas autorais de Gaivota e Puta Romântica com versões intensas e inéditas de canções brasileiras que permeiam a memória afetiva do trio. Acompanhadas pelo multi-instrumentista Mar Nóbrega levam ao palco também a linguagem teatral performativa. No dia 29 de setembro, o Aloizio Lows conhecido por seu trabalho solo e pelos bailes carnavalescos do Divinas Tetas, expande sua criatividade como produtor musical ao lado de dois novos nomes da música brasileira: Pratanes (DF) e Bebé Salvego (SP). O trio de artistas negros, juntos pela primeira vez no palco a convite do festival, unirá seus universos musicais em uma apresentação única com suas próprias composições, produções inovadoras e seus instrumentos psicodéllicos.