Há 28 anos promovendo a inclusão social e a formação artística no Recife através do circo, a Escola Pernambucana de Circo (EPC) se apresenta pela primeira vez fora do Estado – a instituição encena o espetáculo “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro” em São Paulo/SP, neste sábado e domingo (01 e 02/02), no Itaú Cultural, no centro da capital paulista; e realiza uma circulação artística no Instituto Pombas Urbanas, na Zona Leste da cidade, entre 04 e 08/02, com oficinas, intercâmbio cultural e espetáculo.
Leia também: Janeiro de Grandes Espetáculos: Thiago Lacerda e Festival Pole Dance entre os destaques da última semana
À convite do Itaú Cultural, o espetáculo que homenageia Chico Science e celebra os 30 anos do Movimento Mangue através das arte circenses será apresentado ao público geral na Sala Itaú Cultural, na Avenida Paulista, neste sábado (01/02), às 20h, e no domingo (02/02), às 19h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site do Itaú Cultural.
O espetáculo integra a programação da mostra cultural “a_ponte – cena do teatro universitário”, evento que exibe novidades do Teatro e do Circo de diferentes estados, reunindo apresentações que enfocam vivências periféricas e da juventude, bem como expressões artísticas que refletem a diversidade sociocultural brasileira.
Já entre 04 e 08/02, a Escola Pernambucana de Circo realiza uma circulação artística no Instituto Pombas Urbanas, na comunidade Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, com patrocínio da Transpetro. A programação é gratuita e começa na terça-feira (04/02), com uma oficina de iniciação ao circo da EPC para crianças e jovens da comunidade local.
Na quarta (05), acontece um intercâmbio entre jovens da Trupe Circus – que encenam o espetáculo “Circo Science” – e do grupo Palombar, do Instituto Pombas Urbanas, um momento de troca de experiências e vivências nas artes circenses; além de um workshop de elaboração de projetos culturais e acesso a leis de incentivo com Fátima Pontes, coordenadora executiva da EPC, aberta a produtores e público geral da comunidade.
Por fim, a circulação promove ainda duas apresentações do espetáculo “Circo Science” no Instituto Pombas Urbanas – na sexta (07), às 15h, exclusivamente para crianças e jovens de escolas públicas; e no sábado (08), às 19h, para o público geral. Os ingressos para apresentação aberta ao público podem ser retirados na bilheteria local uma hora antes do espetáculo. Após as sessões, os artistas da EPC participam de bate-papo com o público.
Em 28 anos de história da EPC, é a primeira vez que levamos um espetáculo nosso para circular em espaços tão importantes fora do Estado. Levar nosso trabalho a São Paulo e representar de alguma forma a cultura de Pernambuco, para nós, é motivo de muita alegria e satisfação”, comenta Fátima Pontes.
Circo Science
Inspirado no disco Da lama ao caos, marco da música pernambucana, “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro” apresenta um recorte de números circenses tradicionais e contemporâneos que se desenrolam ao som de Chico Science. A sequência compõe uma narrativa sobre afirmação, identidade e pertencimento, no qual sucessos do ídolo Manguebeat servem de referencial de empoderamento e resistência para os jovens da trupe expressarem artisticamente suas origens, vivências e sentimentos.
“Circo Science” é o mais recente espetáculo da Trupe Circus, grupo profissional composto por jovens artistas que se formaram desde crianças na Escola Pernambucana de Circo. Em, cena, seis artistas de negros oriundos das periferias do Recife expressam um verdadeiro manifesto em defesa da diversidade e da cultura periférica, e contra a desigualdade social, a opressão social e o preconceito.
O espetáculo estreou em dezembro de 2023 e vem circulando pela cena pernambucana nos últimos anos, tendo integrado recentemente a programação do 31º festival Janeiro de Grandes Espetáculos. “Circo Science” tem roteiro e dramaturgia assinados por Fátima Pontes, direção de Ítalo Feitosa e direção musical da DJ Vibra.
Sobre a EPC
Fundada em 1996, a Escola Pernambucana de Circo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que promove a inclusão social e a formação artística através das Artes Circenses. Localizada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, a EPC promove oportunidades socioeducativas embasadas na pedagogia do circo social, provendo formação humanística e cultural, além de criação e fruição de espetáculos circenses. Em sua trajetória, são mais de 300 artistas circenses formados e atuando no mercado de trabalho; cerca de 400 educadores capacitados; e mais de 10 mil atendimentos realizados a crianças e adolescentes do Recife. Mais informações: Instagram @escolapecirco.
Circulação do espetáculo “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro” em São Paulo/SP
Curta temporada no Itaú Cultural
Sábado, 01/02, às 20h; e domingo, 02/02, às 19h
Sala Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista)
Ingressos gratuitos disponíveis no site do Itaú Cultural
Mais informações: https://www.instagram.com/p/DFIbiTGN8bC/?img_index=8
Circulação no Instituto Pombas Urbanas
Terça-feira, 04/02, 14h30 – Oficina de iniciação ao circo para crianças e jovens
Quarta-feira, 05/02, 10h – Intercâmbio artístico entre Trupe Circus e grupo Palombar (atividade interna)
Quarta-feira, 05/02, 17h – Workshop de Elaboração de Projetos Culturais
Sexta-feira, 07/02, 15h – Espetáculo “Circo Science” para escolas públicas
Sábado, 08/02, 19h – Espetáculo “Circo Science” para público geral (Ingressos gratuitos disponíveis na bilheteria local uma hora antes da sessão)
Instituto Pombas Urbanas (Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes)
Mais informações: Instagram @institutopombasurbanas