A Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-SP) divulgou no último sábado (27) os vencedores da 38ª edição do Troféu Angelo Agostini, um dos mais antigos do país na área de quadrinhos. Confinada, de Leandro Assis e Triscila Oliveira, foi o vencedor da categoria de melhor lançamento. A dupla levou ainda como melhor roteiro. Bianca Mól ganhou como melhor desenhista.
Por conta da pandemia da Covid-19, a associação segue reorganizando seu calendário. Por essa razão, ocorreram duas premiações em 2022: a 37ª edição, realizada em março, correspondente ao ano de 2021 (premiando obras lançadas em 2020) e esta agora, a 38ª edição, correspondente ao ano corrente (premiando obras lançadas em 2021).
Segundo a organização foram computados 7 mil votos válidos, a maior quantidade desde 2016, quando a AQC-SP passou a utilizar o sistema atual de votação, que permite a fácil verificação de votos duplicados e indevidos.
Premiados da 38ª edição do Troféu Angelo Agostini:
Lançamento: “Confinada”, de Leandro Assis e Triscila Oliveira
Lançamento independente: “Não Ligue, Isso É Coisa de Mulher!”, de Bianca Mól, Eliane Bonadio, Fabiana Signorini, Flávia Gasi, Ligia Zanella, Luiza Lemos, Mari Santtos, Nanda Alves, Renata CB Lzz e Roberta Cirne
Lançamento infantil: “Chico Bento: Verdade”, de Orlandeli
Fanzine: “Tchê” nº 45
Web quadrinho: “Téo & o Mini Mundo”, de Caetano Cury
Roteirista: Leandro Assis e Triscila Oliveira
Desenhista: Bianca Mól
Colorista: Orlandeli
Cartunista, chargista ou caricaturista: Aroeira
Prêmio Jayme Cortez: Alessandro Garcia (Ministério dos Quadrinhos)
Mestres do Quadrinho Nacional: José Marcio Nicolosi, Lilian Mitsunaga, Santiago e Sergio Macedo