Uma das salas de rua mais emblemáticas do Recife, o Cinema São Luiz poderá voltar a receber o público em seis meses. Este é o prazo estimado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) para a conclusão do serviço de restauro do forro de gesso ornamentado do equipamento. Segundo o órgão, os trabalhos da empresa de restauração foram iniciados na última semana.
A obra de consolidação e recuperação da estrutura de gesso corresponde à segunda fase da reforma iniciada em junho de 2023. A primeira etapa contemplou a execução de obras emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais, que entrou em colapso após fortes chuvas em fevereiro do mesmo ano, levando ao desprendimento do forro decorado, que reveste a parte interna do espaço.
- Leia mais: O que aconteceu com o São Luiz?
“Chegamos à etapa de restauração do forro, que permitirá reabrirmos, o mais breve possível, o Cinema São Luiz”, pontua Frederico Almeida, diretor de Obras e Projetos Especiais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), órgão estadual responsável por gerenciar o espaço. “O restauro vai tirar o perigo, motivo de a sala estar interditada, e vamos conseguir fazer projeções.”
Na última semana, representantes da empresa contratada para o restauro realizaram a primeira visita técnica na sala localizada na Rua da Aurora, no Centro do Recife. A obra será dividida em dois estágios: o primeiro dedicado à limpeza e higienização das pinturas que permaneceram; e o segundo voltado à consolidação das estruturas danificadas e a reprodução do material em gesso em sua forma original.
Após esta etapa, o equipamento estará pronto para receber o público, mas deverá ainda passar por outros serviços de revitalização e adaptação das suas estruturas. Segundo Frederico Almeida, estão previstas melhorias de acessibilidade do prédio, dos banheiros e instalação de um elevador.
“Isso deve acontecer também com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), que está financiando esta obra. Conseguimos contratar uma empresa capaz, que veio devidamente equipada para fazer o melhor possível para este forro. Tivemos um grande êxito com essa licitação. A partir de agora temos um prazo de seis meses para a conclusão da obra.”
Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe, na cabeceira da Ponte Duarte Coelho, o São Luiz tornou-se um dos cinemas mais emblemáticos do Recife, apresentando uma rica concepção artística e arquitetônica. Em 2008, o prédio foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado.