Cineclube “Encontros do Cinema Pernambucano” realiza sessões especiais pela Europa

As exibições já aconteceram em Paris e Bruxelas e segue ainda para Berna, Lyon e Londres. Kátia Mesel é uma das homenageadas

ciranda
Cena de "Ciranda Feiticeira", em exibição no exterior. (Divulgação).

O projeto de cineclube recifense Encontros do Cinema Pernambucano (ECP) realiza um tour especial de dois meses pela Europa. A jornada iniciou no dia 28 de julho, no centro cultural Digital Village, em Paris, durante o festival de cultura Brasileira na França, La Terreirada. A sessão contou com a apresentação de cinco curtas pernambucanos: Ciranda Feiticeira (2023) de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, Samydarsh (1993) de Adelina Pontual, Cláudio Assis e Marcelo Gomes, Maracatu Maracatus (1995) de Marcelo Gomes, e dois curtas de Thor Neukranz, Elos da Matriarca (2021) e um projeto especial gravado na França, ainda sem título.  

+Crítica: Ciranda Feiticeira aborda maternidade e memória geracional

O tour europeu do ECP é uma nova fase do cineclube recifense que acontece desde janeiro no centro da capital pernambucana, no bar Super 8. Mais de 50 filmes já passaram pelo projeto que propõe o diálogo entre cineastas renomados e iniciantes na cena. 

Todas a sessões são sempre gratuitas e encerram com uma conversa entre os realizadores, o público presente, e os apresentadores da sessão. O cineasta e curador pernambucano Thor Neukranz é o idealizador do projeto e está na Europa para dar continuidade ao dialogo com o público internacional.

“Foi uma sessão cheia seguida de um debate por um público instigado. Cinema pernambucano, forró, futebol e diversidade. Só entre as pessoas que falaram comigo eu contei oito nacionalidades de quatro continentes diferentes. Todas apaixonadas pela cultura brasileira e que agora sabem mais sobre Pernambuco e o cinema independente e autoral que fazemos,” comentou Neukranz.

A próxima parada do tour europeu será em Bruxelas na sede da Embaixada do Brasil na Bélgica, nesta quinta (8). O projeto ainda passará pelas cidades de Berna na Suíça (06/09), Lyon na França (12/09), e encerra seu tour na cidade de Londres na Inglaterra (19/09). A edição na capital Inglesa contará com uma homenagem à cineasta pernambucana Katia Mesel, com a exibição do filme Recife de Dentro pra Fora (1997) que acontecerá na sede da Embaixada do Brasil em Londres. Katia participará do debate após a exibição por videochamada. 

A equipe do ECP, liderada por Thor Neukranz é formada pelos realizadores Fê Soares e Wesley Augusto, pelo realizador e curador Wandryu Figueiredo, e pelo casal-sócio do Bar Super 8, Gabriela Esposito e Vinícius Costa. Durante o tour europeu a equipe do ECP conta também com a participação especial dos realizadores Victor Magrath e Malu Sá.

exibicao ciranda
Exibição do curta pernambucano em Paris. (Divulgação).