O Cine PE exibiu nesse sábado um trailer de um documentário sobre os 10 anos do longa Cidade de Deus. A exibição fez parte das homenagens ao diretor Fernando Meirelles, que subiu ao palco para receber o troféu Calunga de Ouro. O documentário assinado por Jefechander Suplino e Cavi Borges mostra o que aconteceu com os 30 atores, a maioria em sua primeira incursão no cinema, depois do sucesso do longa.
Grande parte continua atuando, mas muitos largaram a carreira de cinema e se envolveram com o crime ou drogas. Leandro Firmino, famoso no papel de Zé Pequeno chegou a atuar em séries como A Diarista e segue atuando. Atores como Alice Braga disseram que o longa ajudou a catapultar a carreira no exterior. O documentário deve ter sua estreia no Festival do Rio, em setembro.
Ao subir no palco, Meirelles quis dividir o prêmio com todos os atores que participaram de Cidade de Deus. Agradeceu a homenagem e disse que era uma honra estar ao lado dos outros homenageados deste ano, Ney Latorraca e Cacá Diegues. “Fiz apenas seis filmes, comparado a esses dois e ainda tenho muitas ideias”, disse no palco.
“Estou recebendo essa homenagem, mas ainda não estou numa prateleira”, fez questão de lembrar. [Paulo Floro]