Capa Inteiro Pesa mais corte
A obra é uma graphic novel de memórias, que retrata como a autora enfrentou e enfrenta a depressão, doença ainda hoje estigmatizada. (Fotos: Divulgação/nVersos Editora).

Carol Ito encara a depressão e a ansiedade no primeiro livro: “Tentei fazer uma narrativa honesta”

A obra, intitulada Inteiro Pesa Mais do que Metade, nasceu como uma webcomics durante a pandemia. O lançamento é da nVersos Editora

Inteiro Pesa Mais do que Metade é o primeiro livro de quadrinhos da jornalista e quadrinista Carol Ito. Conhecida por seu trabalho com temas ligados a comportamento, política, gênero, saúde mental e sexualidade, a autora aborda nesta estreia suas próprias experiências com a ansiedade e a depressão em um mundo onde o sucesso e a felicidade plena são cobranças constantes. A publicação é da nVersos Editora.

A obra chega ao público acompanhada de posfácio da psicanalista Giovanna Bartucci e será lançada em São Paulo em dois momentos distintos. O primeiro pela programação da feira de quadrinhos LGBTQIA+ Poc Con, com sessão de autógrafos nesta sexta-feira (9), às 18h45, e depois em evento de lançamento solo no sábado, 17 de junho, às 16h, na Ugra Press.

A HQ que se transformou em livro nasceu como uma webcomics durante a pandemia, quando Ito foi convidada para participar do projeto Quadro a Quadro, do Sesc Pompeia. “E aí nessa época eu estava passando por uma crise de ansiedade e depressão, e pensei ‘nossa, eu nunca falei sobre isso né. Por que? Por que eu tenho receio de falar sobre isso? Por que eu nunca escrevi sobre isso até hoje? Nunca desenhei?’, aí eu resolvi investigar e tentar entender comigo mesma qual era a minha relação com essa condição”, contou para a O Grito!.

“Eu comecei a pensar no assunto, em uma forma de comunicar sobre isso com outras pessoas e tentar fazer uma narrativa honesta sobre a questão”, destaca. Ela explica que a HQ, dividida originalmente em quatro partes, chega ao público com adições e lança também reflexões sobre um discurso nocivo de positividade que hoje toma conta das redes sociais. “Eu vou tentando entender como é esse discurso para as pessoas também conseguirem identificar e não se sentirem aprisionadas por ele”, aponta.

“Na rede social, todo mundo é bombardeado por felicidade, por um discurso super meritocrático de que tem que estar bem o tempo inteiro, tem que gastar com terapias ou tratamentos estéticos, entre outras coisas. Então, achei que ia ser legal fazer um quadrinho que não é sobre isso, mas que é sobre a real de alguém que está passando por depressão e ansiedade”, reflete a autora, que ao longo da obra também desabafa sobre gatilhos e o adoecimento no capitalismo tardio.

Carol Ito publica na internet desde 2014 e reúne uma trajetória autoral que transita entre o autobiográfico e a não-ficção, com destaque para o trabalho que realiza no jornalismo em quadrinhos. Pela Revista O Grito!, publicou O Novo Sempre Vem, reportagem em quadrinhos sobre a relevância e o impacto cultural de Belchior pelos olhos da filha do cantor. “Eu sempre penso os temas dos meus quadrinhos a partir das coisas que eu estou vivendo, das questões que eu estou enfrentando e das coisas que me incomodam, me inquietam.”

Inteiro Pesa Mais do que a Metade está em pré-venda com desconto no site da nVersos. Os pedidos serão enviados a partir da data de lançamento, 12 de junho.