A banda pernambucana Caboclo Mestiço lançou nesta sexta-feira (19) sua mais nova música, Maria Índia, que já está disponível nas principais plataformas digitais. A faixa é uma homenagem às mestras da Jurema Sagrada. Formada em 2018 pelos músicos Alê Maia e Hamilton Tenório, a banda reúne ritmos da cultura popular com elementos eletrônicos.
Segundo Alê Maia, cantor e compositor da banda, Maria Índia celebra as mestras Maria do Acais (a primeira) e sua sobrinha, Maria do Acais (a segunda). “Ambas contribuíram para o fortalecimento da prática da tradição religiosa da Jurema Sagrada, e viveram entre os séculos XIX e XX, mais especificamente nas cidades de Alhandra, no litoral sul da Paraíba, e do Recife, capital de Pernambuco, no Nordeste do Brasil”, afirma.
Musicalmente, Maria Índia mistura a mazurca com samba de coco e afrobeat, e conta com a participação vocal de Ceci Medeiros. A gravação foi realizada nos estúdios HT e Toca do Lobo Records, em Olinda (PE). “A parceria entre os instrumentos orgânicos e os eletrônicos utilizados também é destaque na faixa, sendo o ponto forte para a materialização fonográfica dessa estrutura rítmica e harmônica que se apresenta de forma universalizada nesta nova música nossa”, acrescenta Hamilton Tenório.
A banda, atualmente composta por Luiza Lima no trombone e Peu Drums na percussão, continua a inovar e expandir sua sonoridade. Ambos os músicos participaram das gravações e são presença constante nos shows da banda.
Caboclo Mestiço teve origem no curso de produção fonográfica da Associação de Ensino Superior de Olinda (AESO), onde Alê e Hamilton se conheceram. Hamilton traz para a banda suas vivências com o grupo Lamento Negro e o projeto Daruê Malungo. Recentemente, a banda se apresentou em Taquaritinga do Norte, no festival Pernambuco Meu País.