Em comemoração aos 61 anos do Bloco Rural Estrelinha, será lançado neste sábado (21) o disco Cantos da Estrelinha. O ponto de encontro será na Praça Herculano Bandeira, centro de Nazaré da Mata, a partir das 19h. Por lá, além do grupo Estrelinha, se apresentam a Ciranda Bela Rosa do Mestre Bi; e a Orquestra de Bolso. O evento é gratuito, e aberto ao público. O álbum também vai ser publicado no canal do Bloco Estrelinha no Youtube.
A produção fonográfica tem como proposta ser um instrumento de registro, documentação, preservação e salvaguarda da tradição dos bens patrimoniais e das tradições e costumes dos blocos rurais da zona da mata norte do Estado de Pernambuco.
- Leia mais: côco, na pisada da resistência
O Mestre Mané Vieira, de 91 anos, é o grande protagonista do disco. É dele o talento de criar e recriar as rimas, os versos e poesias populares que dão o tom musical à obra, arrematado pela sua voz. O Mestre Narciso Vieira deixa sua participação em uma das faixas da obra cantando ao lado do seu pai, o Mestre Mané Vieira. Já a produção musical é assinada por Felipe Vieira.
Também faz parte do elenco do álbum Nailson Vieira, neto do Mestre Manoel Vieira. Coube a ele o trabalho da direção musical, A obra traz, ainda, a participação especial das cantoras Mayra Barbosa e Mayara Barbosa, do grupo As Januárias; e do Mestre Baixinho dos 8 Baixos e do cirandeiro Mestre Bi. O projeto, realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.
Serviço
O quê: Bloco Rural Estrelinha, de Nazaré da Mata, lança CD em comemoração aos 61 anos de tradição e resistência.
Quando: Sábado, 21 de outubro
Onde: Praça Herculano Bandeira, Centro de Nazaré da Mata
Horário: 19h
Acesso: gratuito