Bikini Kill, precursora do movimento Riot Grrrl, se apresenta pela primeira vez no Brasil em 2024

O grupo se reúne pela primeira vez desde 2019 e toca em São Paulo em março de 2024

bikinikill
Foto: Debi Dell Grande/Divulgação.

Após 33 anos de sua formação, Bikini Kill volta aos palcos para uma turnê única e se apresenta pela primeira vez no Brasil. O show acontece no dia 5 de março de 2024, na Audio, em São Paulo. Os ingressos estarão disponíveis a partir de 8 de novembro, no site da Ticket360, na bilheteria da Audio e na Associação Cultural Cecília — idealizadora do evento em parceria com a DaTerra Produções — com valores a partir de R$165,00, sujeitos à virada de lote.

Fundada em Olympia, Washington, no ano de 1990, Bikini Kill é uma das bandas mais influentes do movimento Riot Grrrl, que emergiu nessa década como uma força poderosa na música feminista e na cultura underground. As integrantes do conjunto são Kathleen Hanna como vocalista, Tobi Vail na bateria, Kathi Wilcox no baixo e Billy Karren na guitarra. Com letras provocativas e performances cheias de energia, Bikini Kill confrontou o machismo e desafiou padrões sociais opressores, dando voz às experiências das mulheres e dissidências, inspirando uma geração a se expressar sem medo.

Após encerrar suas atividades em 1997, Bikini Kill se reuniu brevemente em 2019 para uma série de shows. Essa tão aguardada volta reacendeu a chama do punk feminista e reafirmou o legado duradouro da banda na música e no ativismo. A apresentação da banda no Brasil promete ser uma celebração da resistência feminina e do punk. 

Além de proporcionar um espetáculo, parte da arrecadação dos ingressos será destinada à instituição Girls Rock Camp Brasil, que empodera meninas, mulheres e dissidências por meio da música. E os alimentos entregues na compra da meia entrada social — disponível para todos — serão doados para as aldeias Tekoa Pindo Mirim & Tekoa Itakupé, da Terra indígena Jaraguá em São Paulo.