Amostragem – VI Mostra de Cinema de Surubim abre inscrições para realizadores

A 6ª edição do Amostragem vai contar com a premiação Jóia do Agreste, que será realizada através de júri popular. Realizadores negros (pretos e pardos) e indígenas podem mandar seus curtas-metragem até o dia 15 de março

Copia de Copia de Post Noticias 3
(Foto: Alline Oliveira/ Divulgação)

Com tema livre, curtas-metragens de todos os gêneros dirigidos por pessoas negras e indígenas podem se inscrever na Amostragem – VI Mostra de Cinema de Surubim. Realizado desde 2017 sob a direção de Paulo Ricardo da Costa, curador e profissional do audiovisual com mais de 30 anos de experiência, o evento acontece este ano com incentivo da Lei Paulo Gustavo. A programação gratuita contará com cinco dias de atividades culturais, audiovisuais e artísticas em abril. As inscrições podem ser feitas através de um formulário online.

Os filmes devem ter até 20 minutos de duração e ser produzidos a partir de 2023, com algum recurso de acessibilidade. Cada diretor/a pode inscrever quantos filmes quiser, com uma inscrição por obra. A mostra incentiva documentários e ficções que abordem debates sociais sobre Direitos Humanos, mas busca representar a diversidade do Cinema Negro e Indígena. Após cada sessão, haverá um debate sobre as obras. O evento também contará com oficinas, exposição de artes e uma mesa de debate com realizadores do interior.

WhatsApp Image 2025 02 13 at 16.29.51
(Foto: Alline Oliveira/ Divulgação)

Como uma forma de responder às perseguições políticas sofridas pela classe artística, Paulo estimula o consumo e a produção audiovisual em Surubim. Tendo trabalhado por anos na cena do audiovisual recifense, Paulo iniciou o Festival de forma independente, com apoio de trabalhadores do audiovisual pernambucanos e editais culturais. 

O Amostragem faz parte das iniciativas que atuam na formação de público para o cinema nas cidades do interior de Pernambuco e nessas cinco edições fez um trabalho importante de expansão do contato de centenas de pessoas com o Cinema que existe além dos circuitos comerciais de exibição.

“Uma coisa que também me guia muito e que, principalmente, me norteou desde sempre, além dessa democratização do cinema, são as questões urgentes. Então, questões de Direitos Humanos mesmo, de negritude, de raça, de LGBT, de intolerância religiosa, de antirracismo, de anticapacitismo”, afirma o curador e criador da mostra. 

Inscrições para realizadores negros e indígenas para a VI Mostra de Cinema de Surubim – AMOSTRAGEM

Prazo: 15 de fevereiro a 15 de março

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbj_gOk43qbw0Rkhb0VmQ-6LdYwI_YiXlhqWVX7Bafyuy1VQ/viewform?fbclid=PAY2xjawIgDv1leHRuA2FlbQIxMQABplvwoHAwviuY_QuNxLwWjyUtNfj4m_esFSIZFUsD0P9WU8Q0v0BUA2-YRQ_aem_58x_yZwXEfxeK5tdiPcQiA