A quadrilha junina Amanhecer no Sertão, do estado de Alagoas, foi a campeã da edição 2025 do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo – Etapa Nordeste. A final do concurso foi realizada na noite do domingo (29), no ginásio do Sesc Goiana, em Pernambuco, e reuniu dez grupos representantes dos nove estados da região.
Fundada em 2002, em Maceió, a Amanhecer no Sertão disputou pela quinta vez o festival e apresentou o enredo Até que a morte nos separe, que abordou a temática da violência doméstica. Com 168 componentes, o grupo levou ao palco a história de uma mulher vítima de agressões que rompe o ciclo de violência com apoio da solidariedade feminina. A apresentação garantiu à agremiação o primeiro lugar, com 357,2 pontos.
A segunda colocação ficou com a quadrilha Luar do São João, do Piauí, que alcançou 356,9 pontos. Composta por 136 integrantes, a agremiação de Teresina apresentou o tema A invenção do matuto, que narra a trajetória de uma família do Sul do país que migra para o Nordeste em busca de novas possibilidades. O grupo também foi premiado na categoria de Melhor Marcador.
Já o terceiro lugar foi conquistado pela quadrilha Lumiar, representante de Pernambuco. O grupo, que havia vencido a etapa estadual no Recife, obteve 355,3 pontos com o enredo O casório do curió. Com 150 integrantes, o espetáculo foi conduzido pela personagem Cordélia, uma cordelista apaixonada por narrativas populares. A Lumiar recebeu ainda o prêmio de Melhor Casamento.
Outros destaques também foram anunciados na cerimônia. A quadrilha Zabumba, de Pernambuco, venceu na categoria Melhor Destaque, com a performance de um casal mirim.
Confira abaixo a classificação final do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo – Etapa Nordeste 2025:
- Amanhecer no Sertão (Alagoas) – 357,2 pontos
- Luar do São João (Piauí) – 356,9 pontos
- Lumiar (Pernambuco) – 355,3 pontos
- Pioneiros da Roça (Sergipe) – 353,9 pontos
- Moleka 100 Vergonha (Paraíba) – 352,2 pontos
- Zabumba (Pernambuco) – 350,9 pontos
- Junina São João (Rio Grande do Norte) – 350,6 pontos
- Paixão Nordestina (Ceará) – 349,9 pontos
- Arrasta Pé (Maranhão) – 349,3 pontos
- Luar do Recôncavo (Bahia) – 343,7 pontos


