Amanda Melo da Mota e Cristiano Lenhardt inauguram mostra “Murucututu” na Galeria Amparo 60

Exposição apresenta obras que exploram a colaboração artística e os processos criativos da dupla

Copia de Imagem post padrao 15
Foto: Divulgação.

A Galeria Amparo 60 inaugurou, nesta quarta-feira (11), a exposição Murucututu, que estará em exibição até o dia 17 de outubro. A mostra reúne cerca de 28 obras de Amanda Melo da Mota e Cristiano Lenhardt, marcando a primeira colaboração formal entre os dois artistas.

O conceito de Murucututu emergiu após um encontro criativo no ateliê de Cristiano, localizado em São Lourenço da Mata. Inspirados pelo canto da coruja Murucututu, típica da mata atlântica, a dupla iniciou um processo colaborativo caracterizado por diversas experimentações artísticas.

Amanda Melo da Mota relata: “Foi algo muito orgânico e fluido vivermos esta experiência. Depois dessa primeira pintura veio um desenho em carvão com exercício de desenho cego e os outros trabalhos foram surgindo”. O processo inicial gerou uma série de obras que combinam pintura, cerâmica e bordado.

Cristiano Lenhardt complementa: “Decidimos que iríamos trabalhar com a cerâmica, com o barro, com esse solo sagrado. Começamos a produzir juntos com essa matéria-prima, deixamos secar e posteriormente levamos ao fogo. Mas a queima não deu muito certo, as peças explodiram, terminamos com uma série de estilhaços. E fomos pensando em como trabalhar com esse material”.

A crítica Ana Maria Maia observa no texto de apresentação da exposição: “Diante da indisciplina das partes, da quebra, do fracasso e da surpresa das técnicas, a criação se refaz sem pudor, mantendo aparentes as cicatrizes do processo. Desta maneira, alguns trabalhos parecem existir não como resultado de algo programado, mas como pretexto para atravessar o desconhecido”.

Serviço:
Murucututu | Amanda Melo da Mota e Cristiano Lenhardt
Visitação: De 12 de setembro a 17 de outubro
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábados das 10h às 15h, com agendamento prévio
Galeria Amparo 60 – No 3º andar da Dona Santa (Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – Boa Viagem, Recife – PE, 51020-170)