Por Nevin Thompson
Do Global Voices (Tradução de Andre Euphrasio)
Enquanto o Japão continua a lidar com a crescente incerteza sobre o covid-19, uma criatura sobrenatural amigável, outrora popular no Japão feudal, voltou para combater o vírus, desta vez nas redes sociais.
Em meados de março de 2020, a hashtag #amabie (#アマビエ) se popularizou no Twitter a medida que pessoas de todo o Japão compartilhavam desenhos e outras criações de uma criatura sobrenatural, chamada de “yokai” (妖怪), criada durante o período Edo do Japão, há 200 anos.
Leia Mais
Coronavírus e a epidemia de fake news
HQs sobre a covid-19 de graça no Social Comics
Livros de graça da Companhia das Letras
Assemelhando-se a uma sereia um tanto rústica e pouco atraente com cabelos longos, na era Edo, dizia-se que o “yokai”, chamado “amabie”, protegia contra pestes semelhante à atual covid-19. Segundo uma lenda, ao desenhar um “amabie”, era possível evitar doenças.
No Twitter, as pessoas ressuscitaram o “yokai” compartilhando suas próprias imagens da criatura usando a hashtag #amabie (#アマビエ).
Nem todo mundo desenhou um “amabie”. Algumas pessoas criaram seus próprios amuletos na forma de “amabie”. Esta sequência de mensagens no Twitter da equipe de funcionários de uma publicação dedicada a artes e ofícios chamada “Tezukuri Town” (Cidade do Artesanato, em tradução livre) mostra como:
O ‘Amabie’ tricotado é também popular:
Nagano Eishu, pesquisador e folclorista, explica o apelo tradicional do “amabie” na FU, uma revista mensal publicada na província de Fukui: “Uma razão é que existe a ideia (no folclore tradicional japonês) de que ao ‘ver’ a aparição de uma criatura rara ou fantástica, podemos capturar alguns de seus benefícios místicos e ajudar a erradicar o infortúnio. No passado (além do ‘amabie’), as pessoas também desenhavam representações de elefantes, camelos e até sereias, que funcionavam como amuletos. As pessoas pensavam que simplesmente olhar ou mostrar essas imagens prolongaria sua vida e ajudaria a afastar o mal.”
Nagano continua explicando que durante uma epidemia de 1858 no Japão, ilustrações de “monstros de três pernas parecendo macacos” foram vendidas por toda a cidade de Edo (hoje conhecida como Tóquio) como um talismã para afastar a cólera.
As pessoas continuam compartilhando imagens do “amabie” no Twitter. Você pode ver mais criações na hashtag #アマビエ (“amabie”).
O “Amabie” aparece em uma variedade de meios de comunicação. Este vídeo mostra um artista esculpindo um selo tradicional japonês na forma de “yokai”:
Este post é parte da Global Voices, uma iniciativa internacional de jornalismo baseado em uma licença Creative Commons. O objetivo é cobrir diferentes realidades através de uma comunidade de jornalistas em diferentes partes do mundo. Conheça o projeto.