O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi anunciado neste domingo (12) como vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos. A 36ª edição do evento exibiu 165 produções de 71 países, incluindo os 35 pré-selecionados para concorrer ao Oscar na categoria internacional.
O júri foi composto pelos críticos Brian D. Johnson (Canadá), Paola Casella (Itália) e Marcelo Janot (Brasil), integrantes da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).
Ambientado no Brasil de 1971, o filme é baseado nas memórias do escritor Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres. A narrativa explora o impacto da ditadura militar no país, acompanhando a transformação de Eunice em uma ativista após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva.
A atuação de Fernanda Torres tem recebido reconhecimento internacional, incluindo a conquista do Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, sendo a primeira brasileira a alcançar este feito. O elenco conta ainda com Selton Mello e a participação especial de Fernanda Montenegro, que interpreta uma versão mais velha da protagonista.
A produção brasileira está pré-selecionada para disputar o Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. A lista oficial dos indicados será divulgada ainda neste mês (19 de janeiro), e a cerimônia de premiação ocorrerá em 2 de março.
No Brasil, Ainda Estou Aqui segue em cartaz e já atraiu mais de três milhões de espectadores aos cinemas. A estreia nos Estados Unidos está programada para o dia 17 de janeiro, como parte de sua campanha para as premiações de Hollywood.
Além do reconhecimento para o filme de Walter Salles, o Festival de Palm Springs premiou outras produções, incluindo Vermiglio (Melhor Roteiro), Emilia Pérez (Melhor Atriz, Zoe Saldaña) e Kneecap (Melhor Ator, trio Mo Chara, Móglaí Bap e DJ Provái).
O filme brasileiro Manas, dirigido por Marianna Brennand, recebeu uma menção especial do júri na categoria de Melhor Filme Íbero-Americano.