De homenagens nostálgicas a celebrações contemporâneas, a agenda dessa semana traz eventos nos palcos, boates e na rua. Para os saudosistas, a Doktor Froid, uma das mais maiores boates dos anos 90, ressurge por uma noite com a festa Tributo a Doktor Froid, reunindo DJs que marcaram época. Enquanto isso, a Bate Lek entrega uma noite de música pop, com sets de DJs focados em um repertório mais atual.
Nas artes cênicas, o Teatro Apolo recebe uma leitura dramática de O Dybuk, uma obra-prima do teatro judaico, com a leitura encenada por atores recifenses. Entre os nomes Roseane Tachlitsky, que também esteve no elenco na temporada da peça em São Paulo, e Germano Haiut. Além do espetáculo Terreiro Trajetória, do bailarino João Lira, que explora mais de duas décadas de vivência nos terreiros e danças populares afrodiaspóricas da Zona da Mata e da Região Metropolitina.
Confira isso e mais na agenda desta semana:
Agenda Cultural do Recife – 22/02 a 25/02
Shows e Festas
Sábado, 24
Tributo a Doktor Froid
Em tributo a uma das maiores boates do Recife na década de 90, a Doktor Froid volta por uma noite nesta semana. A celebração tem como atração principal o DJ Renato Aguiar, que foi residente da Doktor Froid. Além dele, Markyloire e André Navarro também estarão na mixagem durante a noite. A Tributo a Doktor Froid acontece neste sábado (24), a partir das 22h, no Pajubar. Av. Manoel Borba, 693, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Bate Lek
A festa Bate Lek faz referências aos principais instrumentos da pista de dança na atualidade: os leques. A festa convida os DJs ARLU, BIIDU, G3L4, LERIX, RADDA e VECNA com sets focados em pop e suas variações. A Bate Lek acontece neste sábado (24), a partir das 22h, no Iraq Club. Rua do Sossego, 179, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Brota na Rua
Produzida pela Brota Produtora, a Brota na Rua é uma mescla dos ritmos mais populares na noite do Recife. Nesta edição, show da cantora UANA e sets de Vands com participação de Rayssa Dias, IDLIBRA junto com o DJ e produtor maranhense Brunoso, Igreja do Som – projeto do DJ paraibano Fontes -, Iury Andrew e DJ Lea. A Brota na Rua acontece neste sábado (24), a partir das 22h, no Armazém do Campo. Avenida Martins de Barros, 387, Santana. Ingressos no Sympla.
- Leia mais: A nova cena eletrônica do Recife
- Entrevista: Um papo com UANA, nova geração do soul pop
Cinema
Semana do Cinema
A partir desta quinta (22), as principais redes de cinema do país inauguram a Semana do Cinema. Até o dia 28 de fevereiro, os ingressos das sessões tradicionais 2D ficam pelo preço único de R$ 12,00 em todos os cinemas participantes. No Recife, salas de exibição das redes Cinemark (Riomar) e UCI (Shopping Recife, Plaza Shopping e Shopping Tacaruna) vão aderir a promoção.
- Pobres Criaturas, uma epopeia sobre a fome de viver.
- O Menino e a Garça fala sobre o luto em um dos filmes mais pessoais de Miyazaki
Teatro e Dança
O Dybuk
Um dos mais relevantes textos do século 20 e obra-prima do teatro judaico, O Dybuk ganha leitura dramática no Recife. Única sessão do drama escrito pelo russo Sch. An-Ski, celebra os 60 anos da principal montagem brasileira pelo TAIB (Teatro de Arte Israelita Brasileiro) de 1963. A peça fala do amor entre Hanã e Léa, que recusa o casamento arranjado que o pai armou, recusando seu destino. A peça acontece neste sábado (24), às 16h, no Teatro Apolo. Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Terreiro Trajetória
O bailarino João Lira explora mais de 20 anos de vivência nos terreiros e danças populares, abrangendo diversas manifestações culturais, desde a Zona da Mata até a região metropolitana. Seu percurso inclui o cavalo marinho, maracatu de baque solto, afoxés, caboclinhos, jurema sagrada e giras de orixás. O espetáculo acontece nesta sexta (23), com sessões às 18h30 e 20h30, no Teatro Hermilo Borba Filho. Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Museus e Exposições
Homenagem a Naná Vasconcelos
O Museu Arte Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro Recife) faz uma homenagem póstuma a Naná Vasconcelos, que passa a batizar uma das salas do local. A programação conta com a presença de Patrícia Vasconcelos, viúva e curadora da obra de Naná e uma apresentação de Nelson Ângelo, que trabalhou com o músico na banda A Tribo. O Muafro tem duas exposições em cartaz: “Um homem com calos nas mãos não precisa de identidade”, do artista Otávio Bahia, no 1º andar; fotos e itens inéditos de Naná Vasconcelos, no 2º pavimento. Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife
Exposição Viver Mover – Desvendando a magia oculta do cotidiano
Trabalho coletivo de fotógrafos recém-formados no Senac, a exposição apura o olhar para o dia-a-dia e expõe um trabalho que pensa nas nuances quase existenciais da rotina. A exposição terá uma abertura será nesta sexta (23), a partir das 19h, no Museu Murillo La Greca. Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim. Entrada franca.
Leia mais: Recife
- Cinema São Luiz reabre neste final de semana com nova programação
- Batalha da Escadaria realiza final do Duelo de MC’s Estadual na Livraria do Jardim
- Casa Lontra se muda para o Centro do Recife
- Música, ancestralidade negra e luta contra a transfobia marcam a Ocupação Espaço O Poste em outubro
- Joana Velozo oferece oficina de encadernação artesanal em Recife