Nesta semana o Centro do Recife concentra parte dos eventos da Agenda Cultural. Nas festas, a Deep na Rua, na rua do Observatório e a Reverse, no Armazém 14, levam música eletrônica para o público em duas festas gratuitas e na rua. No cinema, a sala Porto do Cinema da Fundação recebe a IV Semana de Audiovisual Negro, que reúne realizadores negros e indígenas para discutir o protagonismo de pessoas racializadas no cinema, além de promover exibição gratuitas de obras que abordam questões raciais de maneira gratuita.
Nos espetáculos, a Cia Devir une o circo ao frevo no projeto Circo com Frevo na Rua, que realiza espetáculos gratuitos pelo centro e na zona oeste da cidade. A peça “Ensaios do Agora” também tem uma sessão gratuita no seu último ensaio aberto, realizado na ETE Professor Alfredo Freyre, a peça faz reflexões baseadas nas conversas de nove mulheres idosas.
Ainda no centro do Recife, o Ọnà Dúdú é um passeio de itinerância histórico-performativa que percorre o Bairro do Recife em locais que são marcados pela presença da população negra do Recife. Isso e mais na Agenda Cultura, confira.
Shows e Festas
sexta, 22
Samba da Pitomba
Samba tradicional e interação entre o público e as atrações são a proposta principal do Samba da Pitomba. O evento acontece nesta sexta (22), às 19h, na sede da Pitombeira dos Quatro Cantos. Rua 27 de Janeiro, 128, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.
Rebuliço
A Rebuliço reúne nomes recifenses no lineup como IDLIBRA, Pedro Afonso, e os DJs do selo Reverse com a intenção de promover um evento gratuito de música eletrônica. A Rebuliço acontece nessa sexta, às 01h (da sexta para o sábado), no Armazém 14. Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Ingresse.
sábado, 23
Deep na Rua
A festa Deep na Rua foca em unir música eletrônica e ocupação das ruas do Bairro do Recife. No lineup, RNunes, Doidú Lab, Siqueira, Vincent e T-Rex são alguns dos DJs. A Deep na Rua acontece neste sábado (23), a partir das 16h, na Rua do Observatório. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Ana Cañas Canta Belchior
A turnê retorna para sua última apresentação no Recife. No espetáculo, além de clássicos como “Como Nossos Pais”, “Sujeito de Sorte” e “Velha Roupa Colorida”, Ana Cañas apresenta ao público uma canção até agora inédita de Belchior, que foi dada de presente a ela pelos filhos do compositor. O show acontece neste sábado (23), no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Cinema
IV Semana do Audiovisual Negro
A Semana do Audiovisual Negro exibe curtas, médias e longas-metragens produzidas e dirigidas por pessoas negras e indígenas, com a intenção de colocar em pauta o debate da presença de pessoas racializadas na realização do audiovisual. A programação começa nesta quinta (21) e vai até o domingo (23), na Sala Porto do Cinema da Fundação. Cais do Apolo, 222, 16º andar, Bairro do Recife. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria.
Teatro e Dança
O projeto da Cia Devir, formada pelos artistas circenses João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, com parceria da passista de frevo Inaê Silva, promove apresentações gratuitas na rua que aproximam a arte do circo do frevo através dos movimentos corporais e tradições similares entre as expressões artísticas. As apresentações são todas gratuitas e acontece nesta sexta (22) em frente a Igreja de Nossa Senhora do Livramento (Rua Direita, São José), às 16h, também na Praça da Várzea, às 18h; e a última apresentação no sábado (23), no Espaço Devir (Rua Olga, 71, Encruzilhada), às 16h.
Ensaio aberto do espetáculo “Ensaio do Agora”
O espetáculo Ensaio do Agora, que faz parte do projeto Contornos do Tempo, desenvolve seu enredo baseado nas reflexões e conversas de nove mulheres idosas. A peça traz Natali Assunção – que é autora do projeto Contornos do Tempo -, Analice Croccia e Domingos Jr. A apresentação acontece nesta terça (26), às 19h30 na ETE Professor Alfredo Freyre. Rua Zeferino Agra, 193, Água Fria. A entrada é gratuita.
Museus e exposições
O Ọnà Dúdú é uma itinerância histórico-performativa por quatro locais do Bairro do Recife que estão ligados à história do povo negro com o bairro. A excursão local é gratuita, levando 50 pessoas por dia passa pela Cruz do Patrão, rua da Guia, rua do Apolo, comunidade do Pilar e Paço do Frevo. O Ọnà Dúdú acontece nos dias 21, 23 e 27 de março, das 14h às 18h, com recurso de acessibilidade comunicacional (libras e audiodescrição). O passeio é gratuito, com inscrições por e-mail (producao.onadudu@gmail.com).
Livros
Lançamento de O Nome, Você Inventa!
Livro de Carlos Seixas para o público infanto-juvenil, O Nome, Você Inventa! usa o jogo de palavras para incentivar a criatividade dos leitores a fim de criar um nome novo ao final da leitura. O livro também conta ilustrações de Júlia Mayrinck. O lançamento acontece nesse domingo (24), às 15h, na AABB. Av. Doutor Malaquias, 204, Graças.