Agenda Cultural do Recife com abertura da programação junina do Recife, exposição de Frans Post e musicais

Programação também traz edição de junho do Cineclube da Fundação e mostra João Câmara: 80 anos

Copia de Post Noticias Padrao 74 2
(Foto: Alícia Cohim/ Divulgação)

Nessa semana, o Recife começa a viver o ciclo junino, desde o tradicional Arraial do Bom Jesus no Recife Antigo, com os Trios Pé-de-Serra no Boulevard Rio Branco e a Sala de Reboco trazendo nomes como Trio Arranca Rabo e Sevy Nascimento, e também no Arraiá Astral na Casa Astral, com Forró na Caixa e convidados especiais como Poli, Joana Xeba e Rafael Marque.

Para os entusiastas da arte e história, a Exposição Frans Post: O Primeiro Olhar no Instituto Ricardo Brennand traz uma imersão no Brasil Holandês através de projeções de obras do século 17, enquanto o Teatro de Santa Isabel se prepara para receber o espetáculo CAPIBA, pelas ruas eu vou, que celebra a vida e obra do compositor Capiba com música ao vivo, dança e teatro. Também nos musicais, o show imperdível de Mestre Anderson Miguel na Caixa Cultural, destacando as cirandas da Zona da Mata Norte.

Shows e Festas

sexta, 14

Baile Charme 2 anos

Com um repertório de gêneros com soul, funk, R&B e swingbeat o Baile Charme Recife completa dois anos com uma edição especial de Dia dos Namorados. No line up, a DJ Candy, que tem uma pesquisa baseada no Pop e R&B, e o DJ Phino, que estuda ritmos urbanos das comunidades afrodiaspóricas. O Baile Charme acontece nessa sexta (14), às 20h, no Beise. Rua Afonso Pena, 233, Santo Amaro. Ingressos disponíveis no Sympla.

Arraial Novo da Rio Branco

A programação junina municipal começa nesta sexta (14) no Recife Antigo com o Arraial do Bom Jesus. Trios Pé-de-Serra passam a circular no Boulevard Rio Branco entre 12h e 14h; a partir das 17h, começam as atrações da Sala de Reboco do local com nomes como Trio Arranca Rabo, Sevy Nascimento e Agostinho do Acordeon. Além dos shows, a cidade cenográfica também será aberta.

sábado, 15

O Purgatório das Artes em parceria com o Rota Independente apresenta o PurgaFest vol.2, um festival dedicado a novas bandas da cena do rock, misturando música alternativa recifense e arte urbana. O evento traz performances musicais das bandas: Sem Guitarra, Reticentes, Bruxos de Nadi, Arles, Paralelos e Bardi. O PurgaFest vol. 2 acontece nesse sábado (15), às 16h, no Purgatório das Artes. Rua Estudante Jeremias Bastos, 116, Pina. Ingressos disponíveis no Sympla.

domingo, 16

Arraiá Astral com Forró na Caixa

A Casa Astral convida o grupo Forró na Caixa para o Arraiá Astral, festa junina do espaço. O grupo receberá a cantora Poli para uma participação especial. Além dela, Joana Xeba estará presente na voz e percussão, e Rafael Marque no cavaquinho. Os artistas se juntam a Martins, Ju Valença, Rodrigo Felix e Rodrigo Samico. O arraiá acontece neste domingo (16), às 16h, na Casa Astral. Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela. Ingressos no Sympla.

Reocupação Estelita

Neste domingo (16), o Movimento Ocupe Estelita volta ao Cais com uma programação político-cultural que começa às 10h e se estende pelo domingo. O evento, que promove o encontro e a diversidade urbana, contará com maracatu, afoxé, shows, oficinas, exibições de audiovisual e fotografias, rodas de conversas e mais.


Cinema

Cineclube da Fundação

A programação do mês de junho do Cine Clube da Fundação traz Trópico Fantasma (2019), de Bas Devos e Eu Não Quero Dormir Sozinho (2006), de Tsai Ming-Liang. Além dos filmes, a sessão ainda terá apresentação e conversa com os assistentes de programação, Felipe Karnakis e João Rêgo, que também assinam a curadoria da edição. O Cineclube acontece nesse sábado (15), com a primeira exibição às 14h30 e a segunda às 16h30, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Rua Henrique Dias, 609, Derby. A entrada é franca e sujeita à lotação da sala (50 lugares).


Teatro e Dança

capiba pela ruas eu vou
(Foto: Ricardo Nascimento/ Divulgação)

Musical CAPIBA, pelas ruas eu vou

O espetáculo CAPIBA, pelas ruas eu vou realiza sua última rodada de sessões nesta semana no palco Teatro de Santa Isabel, antes de partir para sua estreia em São Paulo. O musical conta a história de compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, transitando por linguagens que englobam desde a música ao vivo e a dança até o teatro, cinema e fotografia. As apresentações começam nesta quinta (13) e vão até o domingo (16), com sessões entre às 17h e 19h30, no Teatro Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. Ingressos disponíveis no site Guichê Web.

Espetáculo Musical Mestre Anderson Miguel

Mestre Anderson traz faixas de seus álbuns Sonorosa e Encanto e Poesia – que ainda está em fase de gravação – para o show que explora as cirandas da Zona da Mata Norte, refletindo o profundo conhecimento cultural de Anderson adquirido desde a infância. O show terá apresentações nesta (13) e sexta (14), às 20h, na Caixa Cultural do Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.


Museus e exposições

Obra do artista visual Joao Camara 2

Mostra João Câmara: 80 anos

A exposição, que comemora os 80 anos de idade de João Câmara, reúne 85 pinturas digitais em grande formato realizadas ao longo de uma década. A exposição reúne obras antigas e inéditas de óleo sob a tela e ainda traz experimentações de Câmara com arte digital, projeto iniciado ainda nos anos 1990. A exposição foi aberta nesta quarta-feira (12) e fica até o dia 14 de julho, com visitas das 09h às 17h nos dias úteis e das 14h às 17h nos finais de semana, no Museu do Estado de Pernambuco. Avenida Rui Barbosa, 960, Graças. Ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser comprados na entrada da exposição.

Exposição Frans Post: O Primeiro Olhar – Uma Imersão na Paisagem do Brasil Holandês

Exposição Frans Post: O Primeiro Olhar – Uma Imersão na Paisagem do Brasil Holandês se aprofunda no período holandês brasileiro e no perfil do artista, apontado como o primeiro pintor da paisagem brasileira e também considerado o primeiro paisagista das Américas. A exposição exibe adaptações de obras do século 17 para o formato de projeções, com pinturas em movimento através da tecnologia. A exposição foi inaugurada nesta terça (11) e ficará em exposição até o dia 28 de julho. As visitas estão disponíveis de terça a domingo, das 13h às 17h, no Instituto Ricardo Brennand. Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea. Ingressos disponíveis no site do Instituto.