A programação cultural do Recife nos próximos dias reúne uma variedade de eventos que atravessam diferentes linguagens artísticas e ocupam espaços por toda a cidade, com atividades nas áreas de teatro, artes visuais, música e cinema.
Na música, a banda norte-americana Sixpence None The Richer faz sua estreia no Brasil com um show no Teatro Boa Vista, que resgata os maiores hits do grupo ao longo dos 25 anos de carreira. Ainda em projetos nostálgicos, o show 20 anos de Babylon By Gus celebra os 20 anos do disco de Black Alien, considerado hoje como uma obra antológica do rap brasileiro.
Ainda, a segunda edição do Dia Nacional do Reggae, na Rua da Aurora, reúne artistas locais em uma celebração ao gênero, com discotecagem em vinil e apresentações gratuitas ao ar livre.
Nas artes visuais, duas exposições se destacam por suas abordagens sobre o tempo e o espaço urbano: O que restou do tempo, individual de Ícaro Galvão na Arte Plural Galeria, e hAMLET s.m.:, de Jeims Duarte, no restaurante Anjo Solto. Ambas partem de elementos do cotidiano para pensar o lugar da memória e da afetividade na paisagem da cidade.
No teatro, a peça Na Menina Escorrendo Pelos Olhos da Mãe chega às últimas sessões no teatro da CAIXA Cultural do Recife, com reflexões sobre história do feminismo e homofobia a partir da relação entre mãe e filha.
Agenda Cultural – Navegue por aqui
Shows e festas
Sexta (30)
Festa Escama
A festa Escama traz uma noite dedicada ao rap, brega, funk e hip hop das quebradas. No line-up, nomes como Deox, Raiane Margot, Dascar, a MC Rayssa Dias e a DJ Kananda Px, além das participações de Israel Paixão, Betinho da V8 e Lil Sttark. O evento acontece na quinta-feira (30), a partir das 21h, na Venda de Seu Biu. Rua 27 de Janeiro, 32, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.
Bella Kahun em “Agrestina”
O novo espaço cultural Desmantelo Azul inaugura com show da cantora Bella Kahun, que apresenta o repertório do projeto “Agrestina”, e discotecagem do DJ Caio Lavor. O show acontece nesta sexta-feira (30), às 19h, no Desmantelo Azul. Rua do Bonfim, 147, no Sítio Histórico de Olinda. Ingressos a R$20, à venda na plataforma Shotgun.live e na bilheteria.
Conjunto Pirão de Peixe
O Conjunto Pirão de Peixe, trio formado por PC Silva, Vinícius Barros e Flaira Ferro, promete uma noite animada, com repertório junino e clima de arraial, em uma espécie de prévia junina. A festa acontece nesta sexta (30), a partir das 21h, no Frege. Av. Rio Branco, 155, Bairro do Recife. Ingressos a partir de R$ 30 na venda antecipada online.
Side Quest
A festa Side Quest tem proposta de som direto, pista escura e foco total na experiência sensorial. Nesta edição, tocam Maná (full vinyl set), Acasse, Ki e Sour Agent. A festa faz sua estreia nesta sexta (30), às 22h, no Nexus Bar. Av. Manoel Borba, 796, Boa Vista. Os ingressos estão à venda online.
Baile da Brota
No dia 31 de maio, a partir das 14h, a Concha Acústica da UFPE recebe a Batalha de Brega Funk Red Bull Rochedo, seguida do Baile da Brota. O evento reúne batalhas de brega funk com premiação em dinheiro e um after potente com Mano Dembele ao vivo, além de sets de Vands, Iury Andrew b2b Kananda PX, DDZIN (CE), Mequetreff (BA) e Boneka, com participação especial da rapper Tremsete. Entrada gratuita com ingressos retirados na SHOTGUN.
Bailão Phonk
O Bailão Phonk estreia com uma proposta de imersão no gênero que se popularizou ao redor do mundo, com referências que vão do phonk russo ao funk underground nacional, passando por MC GW, DJ Yung Vamp, Freddie Dredd. A festa acontece nesta sexta (30), às 22h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos à venda online.
Eu Ouvi São João – 4ª Edição
Na sua quarta edição, a festa Eu Ouvi São João? recebe, pela primeira vez, o grupo Forró na Caixa, com um repertório dos maiores clássicos do período junino. A festa acontece neste sábado (01), às 21h, no Capibar. Rua Tapacurá, 101, Monteiro. Além dos ingressos, a entrada exige 2kg de alimento para doação à ONG Recapibaribe. Ingressos estão disponíveis no Sympla.
Miss Pernambuco Gay
A 6ª edição do Miss Pernambuco Gay acontece nesta quinta-feira (30/05), reunindo mais de 20 artistas LGBTQIAPN+ de todo o estado e da região. Glamour, beleza e representatividade marcam o evento, que seleciona a representante pernambucana para o maior concurso de transformistas do Brasil. Os portões abrem às 17h e a entrada é 1kg de alimento não perecível.
Sábado (31)
Jorra
A nona edição da JORRA! traz pela primeira vez o DJ Glau (RJ) ao Recife, ao lado de Janvita (RN), Gabnaja e IDLIBRA. A proposta da festa é brincar com a memória sonora do público, misturando house, afrobeat e vertentes do funk brasileiro. O evento acontece neste sábado (31), Às 22h, no Cais do Sertão. Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. Ingressos gratuitos e colaborativos disponíveis pela Sympla.
Metrostreest
A festa MetroStreet traz performances de danças de rua, como o break e outros gêneros. Entre os DJs da noite, a Pista NY tem Alexandre Barbosa, DJ Avelar Neto e DJ Emilio Vega; a Pista Brasil com DJ Macaxeira e Leonardo Galize; enquanto a Social Piscina recebe Andy dos Planetas. A festa acontece neste sábado (31), a partir das 22h, na Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Ingressos no Sympla.
Sixpence None The Richer
A banda norte-americana Sixpence None the Richer faz sua estreia no Brasil com uma turnê que celebra 25 anos de carreira. Conhecida por hits como “Kiss Me” e “There She Goes”, a banda traz suas faixas mais conhecidas no repertório. O show acontece neste sábado (31), às 19h30, no Teatro Boa Vista. Rua Dom Bôsco, s/n, Boa Vista. Ingressos já disponíveis para venda na internet.
Bailaklava
Na sua décima edição, a Baila Klava celebra a dança como linguagem e corpo como potência, transformando a pista em espaço de liberdade. O baile traz Doug, BJ3, Kananda PX e Olivier b2b Quadrasdark no line up. A festa acontece neste sábado (31), a partir das 23h, no Estelita Bar. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis antecipadamente na SHOTGUN.
20 anos de Babylon By Gus
Um dos nomes mais icônicos do rap nacional, Black Alien chega ao Recife para uma apresentação única e histórica em comemoração aos 20 anos do clássico Babylon By Gus, Vol. 01: O Ano do Macaco. O show acontece no sábado (31), às 20h, no Clube Internacional. Rua Benfica, 505, Madalena. A venda dos ingressos começa na quinta-feira (29) através da plataforma Evenyx.
Dia Nacional do Reggae
Segunda edição do Dia Nacional do Reggae tem a proposta de ocupar o espaço urbano em celebração à cultura reggae. O Leão Conquistador Sistema de Som convida os cantores Marcelo Santana e Karina Buhr para apresentações sem palco, próximas ao público. O DJ Nego Nu assume a discotecagem com uma seleção de vinis clássicos do gênero. A mediação do evento é feita por Dudu Lemos. O evento acontece neste sábado (31), a partir das 16h, na rua da Aurora, ao lado do Monumento ao Manguebeat, no Centro do Recife.
Cinema
Mostra Filmes de Formação
O Cinema UFPE recebe o último dia da Mostra Filmes de Formação, com sessões que exploram diferentes dimensões do amadurecimento humano no cinema. A programação estava programada para encerrar no dia 21 de maio, mas foi adiada para esta quinta-feira (29) devido às fortes chuvas. Três longas serão exibidos: Meus Pequenos Amores (1974), Cria Corvos (1976) e Os Verdes Anos (1963). As sessões acontecem nesta quinta (29) no Cinema UFPE, a partir das 14h. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados presencialmente na bilheteria do cinema, uma hora antes de cada sessão. Confira a programação completa.
Lá na Tamarineira
Nesta quinta-feira, o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), referência no tratamento psiquiátrico no em Pernambuco, finaliza a Semana da Luta Antimanicomial do HUP com a exibição do documentário Lá na Tamarineira escrito e dirigido por Claudianne Vasconcelos e William Oliveira. O filme reflete a influência da arte no ambiente hospitalar, através de ações artísticas que foram promovidas durante anos pelo projeto Doida de Pedra, onde unia os pacientes e o público geral para além dos muros. Além da exibição, haverá um debate com os realizadores da obra e a Psicóloga Eduarda Barbosa com o tema “Articulação como Possibilidade de Cuidado Antimanicomial”. O evento acontecerá gratuitamente às 10h desta quinta-feira, 29/05 no auditório do HUP, localizado na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2130 – Tamarineira, no Recife.
São Luiz
No sábado, Às 14h30, a programação inicia com mais uma semana de exibição do longa-metragem Memórias de um esclerosado – obra documental vencedora de melhor filme pelo júri oficial e popular do Cine PE 2024 -, que mergulha nas maneiras que o cartunista Rafael Corrêa encontra, materialmente e subjetivamente, para lidar com o impacto de uma doença degenerativa, no caso, a esclerose múltipla. Às 16h, o público poderá conferir gratuitamente o documentário Pagode do Didi, nosso ponto de encontro, dirigido por Maysa Carolino. A obra retrata a história de vida e luta de Vlademir de Souza Ferreira, o Mestre Didi, de sua família e dos músicos que mantêm vivo o reduto do samba pernambucano. Encerrando o sábado, às 19h, será exibido o longa-metragem IMO (16 anos), da diretora Bruna Schelb. O filme, que aposta em uma narrativa visual e não linear para tratar de experiências femininas, acompanha a vida de três mulheres, que revisitam suas memórias. Com classificação indicativa de 16 anos, a sessão será seguida de debate com a cineasta. No domingo, cinema e conscientização ambiental se unem em duas sessões que integram a abertura da Semana Estadual de Meio Ambiente. Às 11h, a programação inicia com o filme Placa Mãe (Livre). A animação, dirigida por Igor Bastos, conta a história de Nadi, uma andróide com cidadania brasileira, que conquista o direito de adotar duas crianças, David e Lina. A sessão é gratuita. Às 14h, é a vez do filme Mulheres na Conservação, obra que lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete lideranças da luta ambiental no país. Dirigido por Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, o documentário faz um recorte do universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre conservação e meio ambiente no Brasil. Com classificação indicativa livre e acesso gratuito, a sessão será seguida de um debate com pesquisadores e ativistas sobre os desafios e conquistas das mulheres na proteção ambiental. Encerrando a programação, às 16h, será exibido o longa O Bem Virá (10 anos), filme dirigido por Uilma Queiroz, que retrata uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à sobrevivência ativando uma rede de solidariedade. A sessão será seguida por mais uma exibição de Memórias de um esclerosado, às 18h, novamente com legendas descritivas. Ambas contam com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). R. da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife – PE. Ingressos R$ 10 e R$ 5 (as sessões gratuitas estão especificadas no texto).
Teatro e Dança

Peça Àwọn Irúgbin
O espetáculo Àwọn Irúgbin propõe uma reflexão poética e ancestral sobre identidades silenciadas e a força das memórias femininas. A montagem acompanha a trajetória de três jovens que buscam escuta, pertencimento e reconexão com suas raízes, em narrativas atravessadas por espiritualidade, ancestralidade e resistência. As sessões acontecem nesta sexta-feira (30) e sábado (31), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos a R$15 (meia) e R$30 (inteira) disponíveis no Sympla.
Peça A Menina Escorrendo Pelos Olhos da Mãe
O espetáculo A Menina Escorrendo Pelos Olhos da Mãe, com elenco formado por Guida Vianna e Silvia Buarque, propõe uma investigação sensível e contundente sobre a complexa relação entre mães e filhas, atravessada por temas como homofobia, feminismo e o papel da mulher na sociedade contemporânea. A montagem acompanha três gerações de mulheres, expondo afetos, silêncios e conflitos que moldam as subjetividades femininas. A peça tem sessões de quinta (29) ao sábado (31), sempre às 20h, na CAIXA Cultural do Recife. Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis na internet.
Espetáculo Revinda
A dor de uma mulher negra diante da perda do filho, morto pela polícia numa favela do Rio de Janeiro, é o mote do espetáculo de dança Revinda, nova criação da artista Rebeca Gondim, que reúne dança, música e poesia para falar das dores, revoltas e celebrações do povo preto e periférico do Brasil. Sábado (31), na Praça da Convenção, em Beberibe; e no domingo (01/06), no Compaz Governador Eduardo Campos: Av. Aníbal Benévolo, s/n, Linha do Tiro, Alto de Santa Terezinha. O espetáculo é aberto ao público.

Peça Romeu e Julieta, Cordel de Ariano Suassuna
Espetáculo é baseado no cordel de Ariano Suassuna que adapta a escrita de William Shakespeare à cultural sertaneja e os elementos do Movimento Armorial. Dividia em dois momentos, a peça – que estrela Aramis Trindade -, tem declamações do cordel e outro momento em que Aramis incorpora o próprio Ariano explicando os personagens e contexto da história de Romeu e Julieto. A peça terá apresentação única neste domingo (31), às 19h, no Teatro Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. Ingressos disponíveis no Sympla.
Exposições e Museus

Exposição hAMLET s.m.:
O artista visual Jeims Duarte inaugura nesta quarta (28) a exposição “hAMLET s.m.:” no restaurante Anjo Solto, no bairro das Graças. A mostra reúne 17 desenhos que propõem uma leitura simbólica e afetiva da paisagem urbana, explorando elementos como casas, postes, correios e sistemas de iluminação. Através desses fragmentos do cotidiano, o artista convida o público a refletir sobre o espaço urbano como lugar de memória, convivência e pertencimento. A abertura acontece às 19h, com entrada gratuita. Rua Esmeraldino Bandeira, 106, Graças, Recife.
Exposição Frevo Vivo
O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, inaugura nesta quinta (29), às 19h, sua nova exposição principal, intitulada Frevo Vivo. Com expografia completamente renovada, a mostra marca a maior reestruturação conceitual e física do centro cultural. A nova exposição mergulha nos bastidores da manifestação cultural, destacando os personagens e territórios de todo o mundo ligados à história ritmo. A abertura contará com apresentações do Quinteto Pernambucano, da Orquestra do Maestro Oséas e do llê Axé Ojuomi. Visitas acontecem de terça a sexta, 10h às 17h; e sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos custam entre R$10 e R$5 (meia). Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife

Exposição O Que Restou do Tempo
A exposição “O que restou do tempo”, primeira mostra individual do artista visual Ícaro Galvão no Recife, apresenta cerca de 20 obras que investigam as relações entre memória, tempo e esquecimento. A partir de fotografias antigas do século passado, adquiridas em sebos, leilões e lojas de antiguidades, o artista recria imagens por meio de rasgos, cortes, tecelagens e a inserção de materiais como madeira reaproveitada e pregos. A mostra fica em cartaz até o dia 25 de julho na Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h. Entrada gratuita.
Exposição 1º Salão de Fotografia do Recife
A exposição “1º Salão de Fotografia do Recife” reúne olhares diversos sobre a cidade, revelando suas múltiplas realidades e territórios por meio de 24 imagens assinadas por 15 fotógrafos e fotógrafas locais. A exposição abre neste sábado (31) e segue em cartaz até o dia 6 de julho, no Museu da Cidade do Recife. Forte das Cinco Pontas, s/n, São José. As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Entrada gratuita.


