Resultado de chamada pública lançada após morte brutal de dois cidadãos cariocas pelo Exército, em abril de 2019, De Bala em Prosa traz mais de vinte textos de autores e autoras negras sobre violência cotidiana do racismo estrutural brasileiro. O lançamento é da editora Elefante.
O projeto originou-se de uma chamada pública lançada nas redes sociais da Editora Elefante em abril de 2019, quando da morte de um músico e um catador de materiais recicláveis no Rio de Janeiro em abril de 2019.
Negros, ambos foram assassinados pelo Exército, que disparou “por engano” o que no momento foi divulgado como “oitenta tiros” — mas que, na verdade, eram 257 — contra um carro que os militares “acharam” que tinha sido roubado.
“Os soldados mentiram, os governantes desconversaram, a imensa maioria da população permaneceu indiferente. Pipocos contra gente preta já viraram rotina, não causam a comoção que deveriam nem quando chegam à casa das centenas.”, diz a descrição da obra.
A seleção de textos é de Vanessa Oliveira, Gabriel Rocha Gaspar, Túlio Custódio e Tadeu Breda
O livro é gratuito e será distribuído entre os autores e em livrarias independentes, onde podem ser retirados sem qualquer custo. Os exemplares também podem ser encomendados pela internet apenas pelo custo do frete.