Indie Book Day acontece no Brasil pela primeira vez

indieday

indieday

O Brasil participa do Indie Book Day pela primeira vez no sábado (18). O objetivo é incentivar que os leitores visitem uma livraria local e comprem um livro publicado por uma editora independente. Quem quiser acompanhar e participar do evento pelas redes sociais, a hashtag oficial em todo o mundo é #indiebookday.

A iniciativa foi trazida ao País pelos editores Gustavo Faraon, da Dublinense, e João Varella, da Lote 42. Ambos participaram da última edição da Feira do Livro de Frankfurt e lá entraram em contato com os organizadores do Indie Book Day.

O primeiro Indie Book Day aconteceu em 2013 por iniciativa da editora independente Mairisch, de Hamburgo, na Alemanha, e recebeu muita atenção dentro dos países de língua alemã. Entre 2014 e 2016, leitores, editores e livrarias do Reino Unido, Holanda, Itália, Portugal, entre outros países, se uniram à iniciativa.

“O Indie Book Day visa ressaltar a rica produção de editoras independentes brasileiras, mostrando para o leitor que existe muita vida criativa fora da lista de best-sellers”, diz Faraon. Em todos os países, as livrarias são convidadas a expor com mais destaque os livros de editoras independentes na data. Mais de 30 livrarias brasileiras aceitaram participar da data.

Um mapa com os locais pode ser acessado no link.