Três décadas de “Da Lama Ao Caos”: Nação Zumbi celebra legado com show no Recife

Apresentação faz parte da turnê comemorativa do álbum

Copia de Imagem post padrao 12
Foto: Lucas Lima/Divulgação.

Neste sábado (21), a Nação Zumbi se apresenta no Terminal Marítimo do Recife para celebrar os 30 anos de lançamento do álbum Da Lama Ao Caos, marco do Movimento Mangue e da música brasileira. O show, que integra a programação da festa Stormy Sessions, terá a participação especial do cantor e compositor Maciel Salú e contará com a banda Devotos como atração de abertura.

A apresentação celebra o disco de estreia da banda, lançado em 1994, ainda sob o nome Chico Science & Nação Zumbi. Produzido por Liminha, o álbum consolidou-se como um dos mais importantes da história da música brasileira, sendo listado pela Rolling Stone Brasil como o 13º maior disco nacional de todos os tempos. Em 2022, foi eleito o melhor álbum da MPB nos últimos 40 anos em uma enquete promovida pelo jornal O Globo.

Com músicas que misturam elementos de funk, rock, maracatu, embolada e psicodelia, o disco foi responsável por inaugurar a sonoridade que ficou conhecida como Movimento Mangue, trazendo hits como A Praieira, A Cidade e Da Lama Ao Caos. “Fechamos o ano com esse show bombástico e muito esperado em Recife. Comemorando a turnê de 30 anos do disco seminal de Chico Science & Nação Zumbi”, diz Jorge Du Peixe.

Foto 1 Nacao Zumbi @olucalima m
Foto: Lucas Lima/Divulgação.

A noite contará ainda com a participação especial de Maciel Salú, rabequeiro e militante das tradições populares. Filho de Mestre Salustiano, um dos ícones da cultura pernambucana, Salú expressou sua admiração pela banda e pelo encontro histórico que este show representa. “Tocar com a Nação Zumbi é um sonho antigo. Banda que admiro e tenho muito respeito. Agora chegou a vez de, de certa forma, dar continuidade ao encontro que aconteceu anos atrás, entre Chico Science e meu pai, o Mestre Salustiano”, comentou.

Após o lançamento de Da Lama Ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996), ambos com Chico Science, o grupo deu continuidade à sua trajetória com Jorge Du Peixe nos vocais, acumulando mais seis álbuns de estúdio e participações em festivais nacionais e internacionais.

A formação atual conta com Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo), Toca Ogan (percussão), Marcos Matias e Da Lua (tambores), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra).