Neste fim de semana acontece o Festival das Juventudes, evento gratuito e na rua com shows de artistas recifenses e de outros estados. A programação tem apresentações de Dandara MC, Bione, IDLIBRA, Uana – com o show do álbum Megalomania – e a estreia do baianano O Kanalha em Recife.
Nos cinemas a programação também completamente gratuita. O Cinema da Fundação recebe o Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar), que foca nas produções de realizadores negros e indígenas do audiovisual; o Cinema da Fundação terá a Sessão Chama Curtas em parceria com o Correnteza – Mostra Internacional de Cinema Atlântico e a VII Mostra Sesc de Cinema chega ao Recife, com exibições no Compaz Eduardo Campos, na Linha do Tiro.
No teatro, a 2ª edição da Mostra Literatura em Movimento também traz o espetáculo Se Eu Fosse Malcolm, além de um bate-papo com João Silvério Trevisan e o 23º Festival Recife do Teatro Nacional encerra a programação com a peça Pequeno Monstro, no Teatro do Parque. Confira!
Shows e Festas
Sexta, 29
Terra do Brega Convida: Banda Sedutora
A Banda Sedutora se apresenta nesta sexta-feira (29), 22h, no Terra Café Bar. Rua Bispo Cardoso Ayres, 467, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Tour Nordeste: Quarto Vazio e Mãe que dá Medo
A Tour Nordeste das bandas Quarto Vazio e Mãe que dá Medo vem para o Recife e terá abertura pela banda Kinoa. A Quarto Vazio, formada em 2020 em Alagoas, mistura dream pop, emo e shoegaze e já tem dois discos lançados. Mãe que dá Medo é um duo de noise rock que lançou em 2023 o álbum MANEJO FÁLICO, marcado por dissonâncias e improvisações. Kinoa, formada em 2021, começou com o single “Me Perdoa Se Eu Sumir” e se apresenta como parte do circuito underground. Os shows acontecem nesta sexta-feira (29), a partir das 20h, no Darkside Studio. Rua Barão de São Borja, 89, Soledade. Ingressos no Sympla.
Brega Na Occa
Dois nomes do brega alternativo se juntam em show neste final de semana. O Quartinho e Passarinho e o Sistema Brega de Som se apresentam nesta sexta-feira (29). O show também terá participação da cantora pernambucana Negra Manu. O evento começa às 19h, no Fogo de OCCA. Rua 13 de Maio, 229, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.
SUB
Realizada pela Casa Bacurau, Revérse e Zero Neutro, a festa SUB chega em sua segunda edição com alguns dos principais nomes música eletrônica local. O line-up é formado por JV, Geni e Infra Vermelho. A festa acontece nesta sexta-feira (29), às 22h, na Casa Bacurau. Rua Capitão Lima, 100, Santo Amaro. Ingressos disponíveis no Sympla.
Sábado, 30
Festival das Juventudes
Organizado pela Secretaria Executiva de Juventude, o Festival das Juventudes reúne artistas locais e de outros estados. Gratuita e realizada na rua, a programação traz shows de Uana, O Kanalha, Bione e Dandara, além de sets de IDLIBRA e Gaby Lima. O Festival das Juventudes acontece neste sábado (30), a partis das 18h, no Cais do Alfândega.
Noite Passada um DJ Salvou Minha Vida
Focada em música eletrônica brasileira, afrobeats, batidão e gêneros similares, a Noite Passada um DJ Salvou Minha Vida realiza mais uma edição. No line-up: Makeda, Caito Xiz, Nadejda, Babilônia, Gael e Wesiley Rodrigues. A festa acontece neste sábado (30), a partir das 23h, no Biruta Bar. Rua Bem Te VI, 20, Brasília Teimosa. Ingressos disponíveis no Sympla.
Gritano Teriyaki
Festa explora diferentes vertentes da música pop, do Hyperpop contemporâneo até os hits clássicos dos anos 2000 e 2010. Os DJs Brunito, Jeff, Lucs, Cássio Peres e Thomas Henry formam o line-up. A Gritano Teriyaki acontece neste sábado (30), a partir das 21h, no Maldita Pub. Ingressos no Sympla.
Cinema
Sessão Chama Curtas – Correnteza – Mostra Internacional de Cinema Atlântico
O Cinema da Fundação realiza a sessão Chama Curtas – Correnteza, em parceria com a Correnteza – Mostra Internacional de Cinema Atlântico, com curadoria de Rayanne Layssa e Mariana Souza. O evento destaca produções que exploram o cinema negríndio e suas discussões no Brasil e na América Latina. Serão exibidos os curtas-metragens Erva de Gato, de Novíssimo Edgar; Drexciya, de Astrid Gonzalez; Lienzo Ancestral, dos alunos da Casa Comal Escuela; Paraquedas de Meujaela Gonzaga e Thuë pihi kuuwi: Uma Mulher Pensando Após, de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami. A exibição acontece neste sábado (30), a partir das 14h, na Sala Derby. Rua Henrique Dias, 609, Derby. Após a exibição haverá um debate com a curadora Rayanne Layssa, mediado por Felipe Karnakis e João Rêgo. A entrada é gratuita.
Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar)
O Cinema São Luiz Convida recebe neste fim de semana com o Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar), que chega à sua quarta edição. A programação traz mais de 20 filmes nacionais e internacionais, entre curtas, médias e longas, dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas trans. A programação, que vai até o dia 1º de dezembro, começa nesta sexta (29), às 19h, com o curta Fala Sincera, de Yacewara Pataxó, e o longa-metragem O Canto das Margaridas, de MAPE. Rua da Aurora, 175, Boa Vista. A entrada é gratuita.
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
A 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com o tema “Viver com Dignidade é Direito Humano”. O evento homenageia Cristina Amaral, montadora do cinema brasileiro, e traz uma programação diversa com curtas e longas sobre a homenageada, filmes selecionados por chamada pública e uma sessão infantil. A programação (disponível no site) encerra nesta sexta-feira (29) com sessões às 14h e às 18h, ambas seguidas de debates relacionados a direitos humanos e questões sociais. Todos os eventos acontecem no Cinema UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Entrada gratuita.
VII Mostra Sesc de Cinema
A VII Mostra Sesc de Cinema viaja o Brasil com 10 produções nacionais, duas delas pernambucanas, em uma programação completamente gratuita. As exibições começaram nesta quarta-feira (27). Na sexta-feira (29), a partir das 15h, serão exibidos curtas sobre produções musicais, como O Som da Pele e Rei da Ciranda Pesada, seguidos do longa Tijolo por Tijolo às 19h. No sábado (30), às 15h, o encerramento revisita obras exibidas no festival e traz novas produções, como Barcelona, meu amor e Meu Lugar no Mundo. A Mostra acontece no Compaz Governador Eduardo Campos. Av. Aníbal Benévolo, S/N, Linha do Tiro. Entrada gratuita.
Teatro e Dança
Minha Vida em Marte
A peça Minha Vida em Marte, de Mônica Martelli, acompanha Fernanda, casada há oito anos e em crise conjugal, enfrentando questões como a falta de libido, o medo da separação e os desafios de ressignificar sua vida aos 45 anos em uma sociedade machista. A peça terá uma sessão neste sábado (30), às 21h, no Teatro Guararapes. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho. Os ingressos para a sessão, a partir de R$75, estão disponíveis no Cecon Tickets e na bilheteria do teatro.
23º Festival Recife do Teatro Nacional
O 23º Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN) vai até este domingo (1º), com o tema Atuação e Representatividade, e reuniu 31 espetáculos, além de debates e atividades formativas gratuitas, na programação. Neste final de semana, a programação será encerrada com o espetáculo Pequeno Monstro, de Silvero Pereira, com sessões no sábado (30) e no domingo, ambas às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Os ingressos solidários podem ser adquiridos na bilheteria com a doação de 1Kg de alimento não perecível, respeitando a lotação.
Espetáculo Se Eu Fosse Malcolm
A 2ª edição da Mostra Literatura em Movimento, promovida pelo Sesc Pernambuco, traz o espetáculo Se Eu Fosse Malcolm, com Eron Villar e DJ Vibra, seguido de um diálogo com João Silvério Trevisan e o professor da UFPE Luis Reis com a mediação de Igor Almeida. A peça tem uma sessão nesta sexta-feira (29), Às 19h, no Teatro Marco Camarotti, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária. Ingressos custam R$30,00 e podem ser comprados na entrada.
Espetáculo O Corpo esculpe o ar, anelos da ancestralidade
Os alunos da Escola O Poste de Antropologia Teatral 2024 apresentam o espetáculo O corpo esculpe o ar, os anelos da ancestralidade, dirigido por Naná Sodré. A obra celebra as diferentes fases da vida humana, inspirando-se nas matrizes afroindígenas e no conceito de Corpo-Tempo Espiralar, de Leda Maria Martins. Com a convivência de passado, presente e futuro, a peça utiliza práticas como Cavalo Marinho, Maracatu, Capoeira, Caboclinho e Movimento dos Orixás. A peça estreia neste sábado (30), às 19h, no Espaço o Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos disponíveis na bilheteria.
Museus e Exposições
José de Moura – História para o Rei, Pinturas para a Rainha
O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) recebe a exposição História para o Rei, Pinturas para a Rainha em homenagem a José de Moura, um dos grandes nomes das artes plásticas pernambucanas. A exposição reúne obras que dialogam com histórias e expressões significativas, reforçando a importante contribuição de José de Moura para o cenário artístico de Pernambuco. A mostra será inaugurada nesta quinta-feira (28) e fica aberta ao público a partir do sábado (29), no Mepe. Av. Rui Barbosa, 960, Graças. Ingressos à venda no Museu.