Turnê circense “Diabolin e o Círculo de Fogo” percorre Pernambuco

Espetáculo combina números de fogo, oficinas e apresentações em quilombos, aldeias e espaços públicos

Copia de Imagem post padrao 23
Foto: Divulgação.

O artista circense Diabolin, com 43 anos de trajetória, levará o espetáculo Circo Esperança: Diabolin e o Círculo de Fogo a seis cidades de Pernambuco, com financiamento do Funcultura. A turnê inclui apresentações e oficinas em Buíque, Tacaratu, Águas Belas, Triunfo, Caruaru e Olinda, alcançando tanto áreas urbanas quanto comunidades rurais, como aldeias indígenas e quilombos.

A programação destaca números de mágica, equilíbrio em corda bamba e performances com fogo, cujo ponto alto é o salto através de um círculo em chamas cercado por facas. Além disso, serão realizadas oficinas de construção de objetos circenses em escolas públicas e centros comunitários, com o objetivo de transmitir a arte circense às novas gerações.

A turnê começa em Buíque no dia 29 de novembro e se encerra em Olinda, terra natal de Diabolin, no dia 11 de dezembro. As atividades incluem apresentações em locais como a Praça da Vila do Catimbau, em Buíque, e a Aldeia Fulni-ô, em Águas Belas, além do encerramento no Varadouro, em Olinda, onde o artista cresceu e fundou o Circo Esperança, um circo sem lona adaptado às ruas.

O projeto busca não apenas entreter, mas também promover a formação de novos talentos, como o filho de Diabolin, conhecido como o palhaço Jesus. Além disso, serão produzidos registros audiovisuais de todos os espetáculos e oficinas, incluindo um documentário sobre a experiência.