Agenda Cultural do Recife com Festival Varilux de Cinema Francês, Festival de Circo do Brasil e Rec’n’Play

Programação da semana também traz o Phase Festival, nova exposição da Oficina Francisco Brennand e shows de Marcelo Jeneci e Afoxé Oxum Pandá

Copia de Copia de Post Noticias 65
Afoxé Oxum Pandá se apresenta na Caixa Cultural do Recife (Foto: Zé Gabriel/ Divulgação)

A programação dessa semana duas importantes mostras de cinema europeu ao público brasileiro. O Festival Varilux de Cinema Francês, em sua 15ª edição, ocorre de 7 a 20 de novembro e exibe 19 filmes, incluindo produções consagradas e inéditas. Já o Festival de Cinema Italiano, na 19ª edição, começa hoje (07) e vai até o dia 8 de dezembro com uma seleção de 32 filmes, entre clássicos e lançamentos recentes, abordando temas como imigração e família, com exibições presenciais em várias cidades e opção de acesso via streaming. E o Festival VerOuvindo chega à 10ª edição discutindo acessibilidade e inclusão no audiovisual.

Nas artes visuais, a Oficina Francisco Brennand inaugura Cosmo/Chão neste sábado, a mostra reúne 90 obras de 14 artistas brasileiros que explora o diálogo entre escultura, território e espiritualidade. No Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), a XXIII Exposição de Artes do IMIP encerra sua exibição no domingo (10) e homenageia o artista José Cláudio através de trabalhos de mais de 100 artistas pernambucanos, combinando arte e tecnologia através de projeções em vídeo mapping.

Encerrando os destaques, o Festival de Circo do Brasil entra em sua última semana, com espetáculos programados até segunda-feira (10). O evento reúne números de equilibrismo, comédia e mágica. As apresentações ocorrem nos teatros de Santa Isabel, do Parque e Apolo, com ingressos disponíveis no Sympla. No teatro, a Mostra Pequenos Grandes Trabalhos, realizada pela turma de Dramaturgia do Ator do Espaço Cênicas, adapta contos de autores como Lígia Fagundes Telles, Edgar Allan Poe e Clarice Lispector em esquetes intensas sobre temas existenciais. Confira a programação completa!


Quinta, 07

Rec’n’Play

Com uma programação de palestras e eventos que falam sobre tecnologia, cultura e inovação, o Rec’n’Play acontece acontece desta quarta-feira até o sábado (09), no Bairro do Recife. As atrações musicais do festival se dividem em três palcos, com nomes como Joyce Alane, Vanessa da Mata e Mago de Tarso nesta quinta (07); Frejat e Almério na sexta (08) e o cortejo de brincantes no sábado (09). A programação é gratuita.

Sexta, 08

Marcelo Jeneci – “Pra Sonhar”

O cantor paulista Marcelo Jeneci traz para o projeto Seis e Meia o show Pra Sonhar, no qual o artista une a sanfona – instrumento presente no seu cancioneiro desde sempre – a beats eletrônicos e performa seus singles mais famosos como “Felicidade” e “Pra Sonhar”. Os artistas Silvério Pessoa e Renato Bandeira abrem o palco. O show acontece nesta sexta-feira (08), às 18h30, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sábado, 09

Sambada da Cocada do Amaro Branco

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a sede do grupo de coco A Cocada, que fica no Quilombo Urbano do Amaro Branco, em Olinda, recebe o Grupo Percussivo Cores da Raça, de Campina Grande. Além das apresentações de ambos os grupos, a programação também inclui uma oficina percussiva com o artista André Mulato. As apresentações acontecem neste sábado (09), às 21h, no Quilombo Urbano do Amaro Branco. Praça do Amaro Branco, Olinda. A entrada é gratuita.

Phase Festival

Phase Festival chega ao Recife com 20 artistas no line-up, entre eles estão atrações brasileiras e internacionais que misturam diferentes gêneros da música eletrônica. O festival acontece em apenas um dia, com a programação se estendendo por 13 horas. Traumer (França), Martijn Ten Velden (Holanda) e Flo Massé (França), Badsista, IDLIBRA, Bárbara Boeing e L_cio são algumas das atrações. O evento acontece neste sábado (09), a partir das 18h, no Armazém 14. Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. Ingressos no site do Evenyx.

Frisson

Com um repertório que passa pelo pop internacional, o pop nacional, o funk, música latina, reggaeton e tribal, a Frisson chega a mais uma edição. No line-up estão Mau Lopes, Caíto XIZ, Wesiley Rodrigues, Cassio Peres, Marcelo Azevedo e Thommaz. A festa acontece neste sábado (09), às 23h, no Biruta Bar. Rua Bem Te Vi, 13, Brasília Teimosa. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cinema

jornada verouvindo alex costa divulgacao
Festival vai promover exibições e palestras. (Foto: Alex Costa/ Divulgação)

Festival VerOuvindo

O VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife chega à sua 10ª edição com uma programação diversa. O evento celebra uma década de atividades dedicadas à inclusão, exibindo filmes com recursos como audiodescrição, legendas descritivas e Tradução Audiovisual em Língua de Sinais (TALS). Além das exibições, a programação inclui debates e reflexões sobre a representatividade de pessoas com deficiência no cinema. O festival ocorre de 8 a 16 de novembro em Recife e Caruaru. A programação completa pode ser vista no site. O Festival é gratuito.

15º Festival Varilux de Cinema Francês

A 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Recife nesta semana e traz uma seleção de 19 filmes inéditos, incluindo produções exibidas em Cannes, Veneza e San Sebastián. Entre os títulos estão O Segundo Ato, de Quentin Dupieux, com Léa Seydoux e Louis Garrel e O Conde de Monte Cristo. As sessões começam hoje (07) e entre o Moviemax Rosa e Silva, o Cinemark RioMar e nas salas Derby, Porto e Museu do Cinema da Fundação. A programação completa está no site do Festival e os preços dos ingressos variam de acordo com os cinemas.

19º Festival de Cinema Italiano

A 19ª edição Festival de Cinema Italiano destaca a riqueza e a diversidade do cinema italiano para o público brasileiro com 32 títulos que vão de clássicos a produções inéditas, a seleção deste ano aborda temas como imigração, família e relações humanas. Entre os inéditos, estão títulos como L’Anima in Pace (2023), de Ciro Formisano, e Romeo è Giulietta (2024), de Giovanni Veronesi e Eu, Capitão (2023), de Matteo Garrone. A programação do Festival começa hoje (07), com exibições via streaming e presenciais no Moviemax Rosa e Silva. Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1460, Aflitos.


Teatro, Dança e Circo

Festival de Circo do Brasil

O Festival de Circo do Brasil está na sua última semana, com espetáculos até a segunda-feira (10). Entre as apresentações, números de equilibrismo, comédia e mágica, com destaque para os grupos pernambucanos Raio de Sol, com o espetáculo como A Engrenagem que Nos Move, uma adaptação circense da quadrilha e a Trupe Circus com Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro, que homenageia os 30 anos do Movimento Manguebeat. As apresentações se dividem ente o Teatro de Santa Isabel, Teatro do Parque e o Teatro Apolo. Os ingressos para todos os espetáculos estão disponíveis no Sympla.

Renascidos Aqui

O espetáculo Renascidos aqui, mas somos de lá tem texto e direção de Jefferson Vitorino e reúne multiartistas do Recife encenando uma fábula histórica de matriz africana. De caráter não-linear, a narrativa traz corpos pretos transitando por locais subjetivos de memória, tempo e renascimento, e por elementos da cultura popular como frevo e capoeira. O espetáculo tem uma apresentação nesta sexta-feira (08), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia e estão a venda no Sympla e na bilheteria.

Pequenos Grandes Trabalhos

A Mostra Pequenos Grandes Trabalhos, apresentada pela nova turma do curso Dramaturgia do Ator do Espaço Cênicas, transforma clássicos de autores como Lígia Fagundes Telles, Edgar Allan Poe, Mia Couto e Clarice Lispector em esquetes que exploram intensamente as angústias e conquistas humanas, passando por aspectos como sexualidade, saudade, amor, luto, violência e solidão. A mostra tem sessões no sábado (09), às 20h, e no domingo (10), às 18h, no Espaço Cênicas. Rua Vigário Tenório, 199, Bairro do Recife. Ingressos no Sympla.

SANTERIA AFOXE OXUM PANDA Fotos de ZE GABRIEL LIMA 6
(Foto: Zé Gabriel/ Divulgação)

Afoxé Oxum Pandá – Santería

O Afoxé Oxum Pandá celebra religiosidade latino-americana no show Santería, idealizado por Jorge Féo. Ao longo de 16 canções, o espetáculo representa um ponto de conexão entre o Candomblé pernambucano e a Santería, expressão religiosa que surgiu na região caribenha no século 19, a partir da mescla das culturas africana, europeia e indígena. O espetáculo tem apresentações no sábado (09), às 20h, e no domingo (10), às 16h, na Caixa Cultural do Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.


Museus e exposições

Copia de Imagem post padrao 1 4
Foto: Oficina Francisco Brennand/Divulgação.

Exposição Cosmo/Chão

A Oficina Francisco Brennand inaugura a exposição anual Cosmo/Chão, que reúne cerca de 90 obras de 14 artistas de várias regiões do Brasil, em diálogo direto com o legado escultórico de Francisco Brennand. Em comemoração ao 53º aniversário da Oficina, a exposição amplia os conceitos da escultura ao explorar a relação entre obra, território e espiritualidade, transformando o espaço em uma interação simbólica entre o cósmico e o terrestre. A inauguração acontece neste sábado (09) e terá entrada gratuita. Rua Diogo de Vasconcelos, s/n, Várzea. Ingressos disponíveis no site da Oficina.

XXIII Exposição de Artes do Imip

A XXIII Exposição de Artes do IMIP será inaugurada no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) em 24 de outubro de 2024, às 19h, e homenageará o artista José Cláudio, falecido em 2023. Com curadoria de Rinaldo Carvalho, a mostra reúne mais de 100 artistas pernambucanos e integra arte e tecnologia por meio de projeções em vídeo mapping, proporcionando uma experiência imersiva ao público. Além de celebrar a produção artística local, a exposição tem um propósito solidário: parte das vendas será destinada ao Setor de Oncologia do IMIP. A visitação estará aberta ao público até 10 de novembro, com entrada gratuita.