Boi Galeria marca presença na ArtRio 2024 com a exposição “O Eixo Virou Seta”

Galeria caruaruense desafia estruturas tradicionais da arte contemporânea

Copia de Imagem post padrao 3 8
Foto: Danilo Galvão/Divulgação.

A Boi Galeria, única de arte contemporânea em atividade no interior de Pernambuco, participa da ArtRio 2024, uma das maiores feiras de arte da América Latina. A galeria apresenta a exposição O Eixo Virou Seta no programa Brasil Contemporâneo, que ocorre de 25 a 29 de setembro na Marina da Glória. Os ingressos já estão disponíveis para compra no site oficial do evento.

A exposição, que teve sua primeira edição na ArtPE 2024, reflete o caráter contra-hegemônico da Boi Galeria, que foi fundada em 2021 como um anexo da Bienal do Barro. Carlos Mélo, diretor do espaço, afirma: “A galeria vem crescendo, conquistando a credibilidade de colecionadores, ativando um novo campo de ação no mercado onde formação e venda andam juntos”.

A mostra conta com obras de artistas que exploram dissidências de gênero, raça, sexualidade e geografia. Dentre os artistas presentes na exposição, estão os pernambucanos Abiniel Nascimento e Ratinho, além da paraibana Rafael Chavez.

O trabalho de Nascimento é descrito como uma investigação poética sobre presença, memória e ausência. Ratinho, que reside em Alto do Moura, atualiza tradições locais, trazendo uma estética contemporânea que reflete sua conexão com a música e o cinema. Rafael Chavez, artista plástica trans, aborda em suas obras as interseções entre corpo, identidade e espiritualidade, trazendo à tona questões de pertencimento e diversidade.

Após a ArtRio, a Boi Galeria se prepara para a edição 2025 da Bienal do Barro, que ocorrerá em Caruaru, com detalhes a serem divulgados em breve.

Serviço:
Exposição O Eixo Virou Seta, da Boi Galeria, na ArtRio
Dias 25 a 29 de setembro
Programa Brasil Contemporâneo
Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro)
Ingressos no site oficial