Nesta quarta-feira (08), e na quinta-feira (09), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência do Maestro Lanfranco Marceletti, prestará uma homenagem ao Maestro Clóvis Pereira pelos seus 92 anos completados este mês. Uma vida profícua em produção, ensino e divulgação da música no Brasil e no mundo, que poderá ser apreciado pelo público pernambucano. Os ingressos poderão ser retirados por meio do aplicativo ou site Conecta Recife, nos dias do concerto, e também na bilheteria do teatro. A entrada é gratuita.
Filho do maestro homenageado, Clóvis Pereira Filho, que também é maestro, fala com emoção sobre a execução da obra: “Meu pai ter me presenteado musicalmente com uma peça tão brilhante me faz sentir orgulhoso por ter essa oportunidade de trazer esse espetáculo para o Teatro Santa Isabel, com a Orquestra Sinfônica do Recife”.
No repertório, o Concerto para Violino e Orquestra em Lá Maior, que o maestro homenageado dedicou ao nascimento de Clóvis Pereira Filho, que hoje em dia é o Spalla da orquestra e se apresentará como solista. Outro tema dessa duas noites será a Sonata para violino e piano, do compositor Heitor Villa-Lobos, que foi orquestrada para orquestra sinfônica pelo próprio maestro Clóvis Pereira em 2015.
Seu trabalho é reconhecido pela produção de frevos, caboclinhos, maracatus e também obras para coro e orquestra, além de peças sinfônicas. A composição do disco Grande Missa Nordestina (1979) está entre os mais reconhecidos ao unir o popular com a música clássica. Em 1970, participou ativamente da criação do Movimento Armorial. A convite de Ariano Suassuna, compôs as primeiras obras representativas do marco estético cultural pernambucano.
Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife – 92 Anos de Clóvis Pereira
Local: Teatro de Santa Isabel
Datas: Dias 08 e 09 de maio de 2024
Horário: 20h
Ingressos: Gratuitos pelo Conecta Recife