A poética das artes visuais ganha lugar de destaque no Sesc Pernambuco com a 15ª edição do Salão UNICO de Arte Contemporânea, tradicional edital de ocupação das galerias da instituição. A iniciativa selecionará nove artistas, que além de exporem suas obras, receberão premiação de R$ 2,5 mil cada. As inscrições começam nesta quarta-feira (23) e vão até 25 de setembro.
Desta vez, o edital se renova oferecendo etapa formativa em residência online para todos os inscritos. Mesmo quem não for não aprovado poderá ter acesso a formações em expografia, curadoria e processos artísticos. Os detalhes do edital e plantas-baixa para elaboração do projeto podem ser conferidos no site do Sesc.
Dentre os critérios de avaliação, preza-se pela coerência conceitual, consistência estética e ineditismo da proposta. Também são relevantes a representatividade étnico-racial negra e indígena, diversidade de gêneros, representatividade de pessoas com deficiência (PCD) e apresentação de propostas que conversem com os recursos de acessibilidade. O edital também preza pela diversidade nas representações territoriais do estado de Pernambuco.
Neste ano, o alinhamento conceitual das exposições se conecta ao projeto Entre-Ruas, iniciativa do Sesc Pernambuco que discute a produção cultural dentro das periferias, orbitando pautas como arte pública e produções artísticas nascidas desses contextos urbanos e periféricos.
Desde a 14ª edição, realizada em 2022, o UNICO deixou de ser exclusivamente universitário, e ampliou sua abrangência, contemplando artistas que ainda não tenham aberto exposição individual ou que tenham participado de até quatro exposições coletivas.