Enviada especial a Garanhuns (PE)
Com o tema “A cultura reina”, a programação da 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2023), que acontece entre os dias 21 a 30 de julho, em Garanhuns, Agreste pernambucano, foi divulgada, nesta segunda (10/07), em uma coletiva de imprensa na cidade que sedia o evento.
Como já havia sido divulgado, neste ano, os homenageados são Mestre Gonzaga de Garanhuns, mestre de reisado e cordelista, e o empresário Cyro Ferreira da Costa. O saudoso poeta Miró da Muribeca recebe homenagem na Praça da Palavra – espaço dedicado às artes literárias –, e o Palco Zé da Macuca faz menção ao fundador do Boi da Macuca no título do polo.
Nesta edição, R$ 11,215 milhões serão investidos no festival, que conta com um total de 24 polos ao todo. Áreas como artes visuais, audiovisual, gastronomia, circo, teatro, além de oficinas de formação e atividades voltadas ao público infantil costuram a programação, ao longo dos nove dias de evento.
E quando o assunto é música no FIG, o tradicional Palco Mestre Dominguinhos, na Praça Guadalajara, já faz parte da dinâmica dos frequentadores e frequentadoras desde edições anteriores. No palco principal, entre outros nomes, a cantora Isaar, o Conde Só Brega – com apresentação marcada para a segunda-feira (24/07), no mesmo dia que a estrela Priscila Senna sobre ao palco, numa noite dedicada à música brega do Estado –, o grupo Barbarize e o Baile Simonal, apresentado por Wilson Simoninha, Max de Castro e Sandra de Sá.
Durante a coletiva, antes da programação ser divulgada, o Secretário de Cultura de Pernambuco Silvério Pessoa abriu sua fala com um agradecimento direcionado a Sivaldo Albino (PSB), prefeito de Garanhuns, e sua equipe, afirmando haver uma parceria entre Governo e Município, “inclusive, para a gente fazer um FIG ‘reconfigurado’, ‘reformatado’, mas sem perder esse seu caráter, esse seu espírito”. Durante sua explanação, o gestor pontuou, ainda, o destaque da presença de artistas garanhuenses ao longo da programação.
Sandra Albino, Secretária de Cultura de Garanhuns, falou, em entrevista à Revista O Grito!: “A cidade de Garanhuns se prepara, se veste para o FIG, então, existe essa parceria com o Governo do Estado. E agente procura manter essa parceria para que juntos a gente possa acolher o nosso turista, os nossos artistas que também vêm para a cidade, da melhor forma possível.”
Responsáveis pela Coordenação Geral desta edição, Carla Pereira, Gerente de Produção da Fundarpe, e Fúlvio Wagner, Gerente Geral de Acompanhamento de Projetos da Casa Civil, apresentaram a programação aos presentes. “(O tema) ‘A cultura reina’ é por conta do reisado, mas não é só por conta do reisado. É porque a gente quer que a cultura permaneça em todos os polos. A gente vai sentir, o público vai sentir, vocês vão sentir que em cada ativação a cultura estará reinando de alguma forma com as suas frentes. Esse é o formato da curadoria e do pensamento que a gente traz para esse festival”, comentou Carla Pereira.
FIG 2023 terá menos dias por questões orçamentárias
Com relação à diminuição de dias do evento em comparação à edição do ano passado, Fúlvio Wagner afirmou: “O primeiro desafio que a gente encontrou foi a questão orçamentária.” “O ano passado o FIG teve 17 dias e a gente entendeu que foi devido aos 30 anos de festival, dois anos sem o evento acontecer devido à pandemia e, este ano, devido à questão orçamentária, a gente não conseguiu fazer 17 dias”, complementou o Gerente Geral, durante a coletiva.
Voltando à programação, uma das novidades é o Palco Regionalidades, que será localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, e tem, entre suas atrações Isabela Moraes, Santanna O Cantador, Lucas dos Prazeres, Quinteto Violado, Terezinha do Acordeon, Jota Michiles, Ciel Santos e Rabecado.
O Palco Pernambuco Lo-Fi também chega com esta edição e conta com uma programação voltada ao cenário da música independente do Estado. Nesse polo, artistas como Tonfil, Abulidu, N’Zambi, Jáder, Tagore, Tatupeba e Maracatu Pro Mundo, entre outros, irão se apresentar. Haverá também debates sobre as movimentações da produção e circulação da música das periferias, culturas populares, apresentando um panorama da música contemporânea que vem sendo produzida em Pernambuco.
A música instrumental conta com um polo, no Parque Ruber Van Der Linden, entre os dias 22 e 30 de julho, com atrações como Betto do Bandolim, Mobile Jazz Band, Sagrama e outros. O Palco Castainho, leva uma programação ao Quilombo Castainho, na Zona Rural de Garanhuns, com ações formativas, além de apresentações artísticas, entre as quais o Bloco Caravana Andaluza do Engenho Abreus, Grupo de Capoeira Angola Ifé Mestra Ana Lúcia, o Mestre Galo Preto – Patrimônio Vivo de Pernambuco – e o Grupo Coco dos Pretos. As culturas populares estarão em um polo itinerante, no Parque Euclides da Cunha, trazendo o Bloco Afro Lamento Negro, o Maracatu Águia Misteriosa, de Nazaré da Mata (PE) e o Caboclinho Canindé, entre outras atrações.
A ausência de um volume com nomes de maior projeção nacional, que caracteriza outras edições do FIG e faz parte de momentos marcantes de seus frequentadores e frequentadoras ao longo dessas mais de três décadas, se evidenciou na programação deste ano, e foi um tema bastante comentado nas redes sociais. Essa ausência fora justificada pela equipe que produz e organiza o festival de que o evento estaria focado em valorizar artistas pernambucanos.
Todas as atividades do FIG 2023 são gratuitas. A programação completa pode ser conferida no site.
Saiba quais são os polos do FIG 2023
Casa dos Saberes – Aesga
Conservatório Pernambucano de Música – Catedral de Santo Antônio
Coreto das Flores – Relógio das Flores
Exposição – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
Figuinho – Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo)
Pavilhão do Artesanato – Parque Euclides Dourado
Galeria Galpão – Parque Euclides Dourado
Palco Regionalidades – Teatro Luiz Souto Dourado
Palco Mestre Dominguinhos – Praça de mesmo nome
Palco Zé da Macuca – Rua Pedro Rocha (atrás do Parque Euclides Dourado)
Pernambuco Lo-Fi e Figuinho – Parque Euclides Dourado
Polo Ariano Suassuna (cultura popular) – Praça Dr. Manoel Jardim
Polo Castainho – Quilombo Castainho
Polo Centro de Produção Cultural – Sesc
a. Café em Pasargada – Sesc
b. Cine Jardim – Sesc
c. Gastronomia e Cultura Alimentar – Sesc
d. Sala Mista Teatro/Dança – Sesc
e. Teatro Reinaldo de Oliveira – Sesc
Polo Instrumental – Parque Ruber Van Der Linden
Polo Lona de Circo India Morena – Parque Euclides Dourad
Polo Cultura Itinerante – Euclides Dourado
Praça da Palavra – Praça Souto Filho (Fonte Luminosa)
Palco Estação – Praça Mestre Dominguinhos
Palco Mestre Dominguinhos
Sexta-feira | 21/07
20h – Orquestra Sanfônica Mestre Dominguinhos
21h30 – Isaar de França
23h10 – Lenine
0h50 – Maneva
Sábado | 22/07
19h30 – Os Valvulados
20h50 – Erisson Porto
22h30 – Lula Queiroga
0h10 – O Teatro Mágico
Domingo | 23/07
20h – Cantoria Crua
21h30 – Geraldo Azevedo
23h – Liv Moraes
0h50 – Atração surpresa
Segunda-feira | 24/07
20h50 – Mônica Almeida
22h30 – Priscila Senna
0h10 – Otto canta Rossi
1h50 – Conde Só Brega
Quarta-feira | 26/07
20h – Mirelly Araújo
21h30 – Erica Natuza
23h – Tiago Iorc
0h50 – Baile do Simonal com Wilson Simoninha, Max de Castro e Sandra de Sá
Quinta-feira | 27/07
19h30 – Andrea Amorim
20h50 – Tamarineira Azul
22h30 – Mombojó
0h10 – Arnaldo Antunes
1h50 – Nação Zumbi
Sexta-feira | 28/07
20h – Barbarize
23h30 – Uana
1h20 – Atração surpresa
Sábado | 29/07
19h30 – JAM 212
20h50 – Zeh Lucas
22h30 – Volver
0h10 – Paulo Miklos
1h50 – Ave Sangria
Domingo | 30/07
19h30 – Alexandre Revoredo
20h50 – Rogéria Dera
22h30 – Uptown Blues Band & Derico Sciotti
0h10 – Frejat
1h50 – Baby do Brasil
Palco Zé da Macuca
Terça-feira | 25/07
19 – Macuca, Forró e Frevo
20h – Cena Peixinhos com Carranca, Etnia e Capim Santo
21h30 – Héloa
23h – Mestre Ambrósio
Quarta-feira | 26/07
18h30 – Mourinha do Forró
20 – Em Canto e Poesia
21h30 – Assisão
23h – Cascabulho
0h30 – Joquinha Gonzaga
Quinta-feira | 27/07
18h30 – Rimas da Resitência
20h – Bira e o Bando
21h30 – Zé Brown e Caju e Castanha
23h – Black Pantera & Devotos
0h30 – Mundo Livre S/A
Sexta-feira | 28/07
18h30 – Carla Marques
20 – Larissa Lisboa
21h30 – Luiz Lins
23h – Getúlio Abelha
0h30 – Odair José
Sábado | 29/07
18h30 – Dani Carmesin
20 – Rogério e os Cabra
21h30 – Ortinho
23 – Clayton Barros
0h30 – Tribo de Jah
Domingo | 30/07
20h – Riáh
21h30 – Gabi da Pele Preta
23h – Bonsucesso
Samba Clube
0h30 – Banda Eddie
A repórter viajou a convite da organização da organização do Festival de Inverno de Garanhuns.