Festival de Gramado anuncia seleção oficial com longa sobre Mussum

O Festival de Gramado acontece entre os dias 12 e 18 de agosto deste ano

MUSSUM 20220201 2618 Foto Desiree do Valle 1
Foto: Desiree do Vale/Divulgação.

A 51ª edição do Festival de Gramado anunciou nesta terça (4) os filmes que estão na seleção oficial da edição deste ano. Mussum – O Filmis, Uma Família Feliz e Tia Virgínia estão entre os seis selecionados na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros. A abertura do evento será com o longa Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho.

O Festival de Gramado acontece entre os dias 12 e 18 de agosto deste ano.

Mussum – O Filmis, primeiro longa-metragem para o cinema do diretor Sílvio Guindane, traz a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, e vai além do papel inesquecível do humorista em “Os Trapalhões”, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias. Protagonizado por Ailton Graça, com Vanderlei Bernardino no papel de Chico Anysio, e Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protasio, Neusa Borges, Jennifer Dias, Késia e Cinnara Leal no elenco, o filme tem roteiro de Paulo Cursino e produção de André Carreira.

Entre os selecionados também está o thriller psicológico Uma Família Feliz, dirigido por José Eduardo Belmonte e com argumento e roteiro de Raphael Montes, que também é diretor assistente. O longa traz Grazi Massafera no papel de Eva, uma mulher acusada pela sociedade de ser a principal suspeita dos estranhos acontecimentos que envolvem suas duas filhas gêmeas e seu filho recém-nascido. Para provar sua inocência e ter seu marido, interpretado por Reinaldo Gianecchini, e sua família feliz de volta, ela começa a investigar a situação. O longa é produzido pela Barry Company, em coprodução com Globo Filmes e Telecine, e distribuído pela Pandora Filmes.

Festival de Gramado.
Grazi Massafera estrela o longa Uma Família Feliz. (Divulgação)

Na mesma categoria concorre Tia Virgínia, com Vera Holtz no papel título e também protagonizado por Arlete Salles e Louise Cardoso. Passado em um único dia, quando a família se encontra para celebrar o Natal após a morte do patriarca, o filme conta a história de Virgínia, uma mulher de 70 anos, que nunca se casou ou teve filhos e, convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria, mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa. A direção e o roteiro são do premiado Fabio Meira. No elenco também estão Antonio Pitanga, Amanda Lyra, Daniela Fontan, Iuri Saraiva e Vera Valdez.

Retratos Fantasmas abrirá o Festival de Gramado

Os filmes serão exibidos entre 12 e 18 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. A produção escolhida para abrir o evento, em exibição única fora de competição, na noite do dia 12, foi o documentário de longa-metragem Retratos Fantasmas, com direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho e produção de Emilie Lesclaux. O filme foi exibido em sessão especial no Festival de Cannes deste ano.

Na noite de 19 de agosto, serão revelados os vencedores de cada categoria.

ABERTURA
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (PE)

LONGAS BRASILEIROS
Angela, de Hugo Prata (SP)
O Barulho da Noite, de Eva Pereira (TO)
Uma Família Feliz, de José Eduardo Belmonte (PR)
Mais Pesado É o Céu, de Petrus Cariry (CE)
Mussum, o Filmis, de Silvio Guindane (RJ)
Tia Virgínia, de Fabio Meira (RJ)

LONGAS GAÚCHOS
Céu Aberto, de Elisa Pessoa (RS)
Hamlet, de Zeca Brito (RS)
O Acidente, de Bruno Carboni (RS)
Sobreviventes do Pampa, de Rogério Rodrigues (RS)
Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre, de Boca Migotto (RS)

DOCUMENTÁRIOS
Anhagabaú, de Lufe Bollini (SP)
Roberto Farias – Memórias de um Cineasta, de Marise Farias (RJ)
Luis Fernando Verissimo – O Filme, de Luzimar Stricher (RS)
Da Porta pra Fora, de Thiago Foresti (DF)
Memórias da Chuva, de Wolney Oliveira (CE)