A pesquisadora Ailce Moreira de Melo lança, nesta sexta-feira (30), o livro Nexos, Dramaturgias e Videodança, que investiga o conceito de dramaturgia aplicado à videodança. O evento acontecerá às 19h, no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, o Muafro, onde haverá uma conversa com a autora e realizadores da videodança Maxixe (2010), da Cia. Etc., analisada no estudo. O bate-papo contará com recurso de interpretação em Libras.
A obra, publicada pela Editora Titivillus com incentivo do Funcultura, é uma adaptação da dissertação de mestrado defendida por Ailce pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba (UFPE e UFPB). Ao longo da pesquisa, a autora traz ainda uma breve história do gênero em Pernambuco e do contexto da dança contemporânea no Estado conectados com a própria trajetória da Cia. Etc., além de analisar o processo e a dramaturgia de Maxixe (2010), que foi o seu estudo de caso.
No pós-pandemia, a videodança vem sendo bastante explorada pelos artistas contemporâneos, mas ainda são poucas as bibliografias e pesquisas acadêmicas sobre essa linguagem. Para Ailce, o livro representa “a concretização do desejo de contribuir com a construção e fortalecimento da Dança como área específica de conhecimento, a partir de temáticas que ainda possuem certa carência de publicações, como a dramaturgia e a própria videodança.”
SERVIÇO:
Lançamento do livro Nexos, Dramaturgias e Videodança
Data: Sexta-feira, 30 de junho
Horário: das 19h às 21h
Local: Muafro – Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro
Endereço: Rua Mariz e Barros, 328 – Recife Antigo
Valor do livro: R$ 25,00