6º Festival Sonido reúne grandes nomes da música instrumental e experimental na capital paraense

Evento começa nesta sexta-feira (2) e vai até o domingo (4), no Mercado de Carnes Francisco Bolonha

Jonathan 0557 fotografo Renan Oliveira scaled e1685450816433
O carioca Jonathan Ferr, pianista de jazz, se apresenta pela primeira vez em Belém na noite de sábado (3). (Foto: Renan Oliveira/Divulgação).

O Mercado de Carnes Francisco Bolonha, espaço que integra o complexo turístico do Ver o Peso, em Belém, é mais uma vez palco do Festival Sonido – Música Instrumental & Experimental. Chegando este ano a sua sexta edição, o evento acontece a partir desta sexta-feira (2) até o domingo (4), com uma grade que inclui ao todo 19 atrações, dentre artistas paraenses e nacionais. A entrada é gratuita.

A abertura da programação fica por conta do projeto Levadas de Festa, encabeçado pelo guitarrista paraense Manoel Cordeiro, o instrumentista carioca Kassin e o baterista pernambucano Pupilo. Ainda inédito em Belém, o projeto é derivado do álbum lançado em 2022 pelo SESC e, até então, só realizou dois shows em São Paulo.

Outro nome que também estreia na capital paraense é o pianista de jazz Jonathan Ferr, que se apresenta na segunda noite de shows. Sobem ainda ao palco o trio gaúcho Pata de Elefante; o afrobeat de músicos brasileiros e africanos do Höröyá; o post-rock experimental dos baianos da BAGUM; e o duo Ultimato, de Roraima, ao lado do baixista paraense MG Calibre.

Já as atrações locais chegam recheadas de novidades experimentais e protagonismo feminino. Dentre elas, a estreia do grupo instrumental As Sinceras; o retorno do Charme do Choro; e a apresentação da Banda BORA?, com participação da bandolinista Jade Guilhon. Tem ainda shows do veterano Nego Nelson, que convida a percussionista Katarina Chaves; e a big band Ver-o-Brass, que apresenta versões instrumentais de sopro para clássicos da música paraense.

Pesquisa e oportunidade

A grande novidade desta edição é a aposta experimental LabSonido, que levará ao palco três artistas amazônicos que se conheceram na residência LabSonora, promovida pela Se Rasgum Produções e LabVerde em setembro de 2022. Durante uma semana, os artistas conviveram em um barco, transitando entre bases de pesquisa, reservas ambientais e comunidades indígenas na Floresta Amazônica.

O resultado poderá ser conferido no palco do Mercado de Carnes no sábado, 3 de junho. O guitarrista paraense Reiner se junta ao produtor e DJ amazonense Marlon Wirawasu e ao artista experimental Elton Panamby em um show que reúne beats eletrônicos e timbres inspirados nas experiências da floresta.

After

Após os shows de sexta e sábado, o público poderá ainda desfrutar de after parties, batizadas de Sonido Parties, que irão privilegiar a discotecagem em vinil, conceituando as noites de música instrumental e experimental com o formato analógico. Cada noite terá um tema diferente: a primeira será dedicada à diversidade dos ritmos brasileiros, enquanto a segunda prestará uma merecida homenagem ao DJ de reggae Rodrigo Jahmant, agente cultural importante da cena local que faleceu no início deste mês.

Veja a programação completa do 6º Festival Sonidos:

Sexta-feira, 2 de junho
A partir das 19h:
Levadas de Festa: Manoel Cordeiro (PA) + Kassin (RJ) + Pupilo (PE)
Banda BORA? + Jade Guilhon (PA)
As Sinceras (PA)
Ultimato (RO) + MG Calibre (PA)

Sábado, 3 de junho
A partir das 19h:
Pata de Elefante (RS)
Jonathan Ferr (RJ)
O Charme do Choro (PA)
LabSonido: Panamby (MA) + Wirawasu (AM) + Reiner (PA)

Domingo, 4 de junho
A partir das 19h:
Höröyá (SP)
Bagum (BA)
Nego Nelson + Katarina Chaves (PA)
Ver-o-Brass (PA)

Sonido Parties
A partir das 22h
Valhalla Pub – Tv. Benjamin Constant, 1329
Ingressos via Sympla: em breve

Sexta-feira, 2 de junho
Noite África Brasil
DJ Ailton (Cabo Verde)
Nat/esquema (PA)
Bixo Selecta (PA)

Sábado, 3 de junho
Tributo a Jah Mants
Damasound (PA)
Mizinho (PA)
Renée & Mari (PA)
Bandini (PA)