A partir desta segunda-feira (22), a cidade de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, receberá uma semana de imersão na cultura audiovisual brasileira com a chegada da sétima edição do Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim. O evento, que vai até o sábado (27), promoverá presencialmente exibições, oficinas e debates e contará ainda com uma programação virtual, disponível para todo o Brasil.
A abertura acontece no Cine Teatro Cultura de Belo Jardim, com exibição do longa cearense Pequenos Guerreiros, da diretora Bárbara Cariry. Ao todo, a grade engloba 67 curtas-metragens realizados no Brasil, Panamá e Chile, divididos em uma mostra principal e outras seis paralelas. Em formato híbrido, as exibições acontecem no Cine Teatro Cultura, ao ar livre no Calçadão Cultural Ivanildo Ridomarques (Praça da Estação) e na plataforma online Cardume.
Além da Mostra Competitiva de Curtas, que será avaliada por um júri especial, o Cine Jardim realiza as mostras Diversidade de Voos, em homenagem à atriz Roberta Gretchen Coppola com histórias sobre pessoas transgêneros; Revoada, que discute memória, preservação e identidade cultural; Voo Livre, com mulheres protagonizando suas próprias histórias; Rotas de Migração, com abordagens variadas para o público jovem; Passarinho, formada por filmes para a infância; e a Mostra Especial VouSer Acessibilidade, que traz filmes pernambucanos com acessibilidade comunicacional (audiodescrição, janela de libras e legendas descritivas).
Formação
Duas oficinas gratuitas serão oferecidas para a população belo-jardinense. Ambas acontecem de 22 a 27 de maio e são voltadas para jovens a partir de 15 anos. A primeira é a Oficina Documentando, ministrada por Marlom Meirelles na Escola de Artes Integradas do Instituto Conceição Moura, que apresentará o gênero documentário como ferramenta de preservação e resgate à memória e proporcionará atividades que estimulem a criatividade e a sensibilidade dos alunos.
Já a oficina Crítica de Cinema para Formação do Júri Jovem, ministrada por André Guerra, acontecerá na Escola Estadual Professora Maria Galvão e pretende discutir a análise dos elementos de linguagem fílmica de maneira acessível e abrangente, mostrando como o pensamento crítico é uma ferramenta de aproximação da obra, não de distanciamento.
O Cine Jardim é uma realização da Pontilhado Cinematográfico e do Instituto Conceição Moura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. Conta com o patrocínio da Moura e parcerias da Universidade Católica de Pernambuco, através da Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, do Instituto Humanitas da Unicap, do Armazém Coral Acha Aqui, Mistika, CiaRio e VouSer Acessibilidade.
SERVIÇO:
VII Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim
Data: de 22 a 27 de maio de 2023
Programação e atividades gratuitas
Mais informações e programação completa no site do festival