Antes do Festival Carambola começar, a organização, junto com a Cervejaria Devassa, promove a Semana Porto Musical, de Recife. De 14 a 16 de março, uma programação gratuita estará disposta para profissionais e entusiastas da música em Alagoas. As atividades acontecem no Carambola LAB, um novo espaço cultural e casa criativa, situado no bairro histórico do Jaraguá (Rua Sá e Albuquerque, 378).
Para fazer a iniciativa funcionar, o Festival Carambola une esforços com a Porto Musical (PE), convenção de música que acontece em Recife. O projeto reúne diversos profissionais da indústria criativa e representantes de festivais nacionais para realizar, ao longo da programação, oficinas, mesas e uma rodada de pitches na qual artistas alagoanos apresentarão seus trabalhos autorais.
Confira a programação:
- 14 de Março (terça-feira)
16:00 – 20:00:
Desmonto Sua Cabeça.
Nesta vivência, o compositor Kiko Dinucci irá mostrar o seu processo de criação coletiva de arranjos, por meio de uma visão polifônica, focado no ritmo e na melodia a partir da desconstrução da harmonia convencional. A oficina está aberta a todos os músicos interessados e a qualquer instrumento musical.
20:20 – 21:50:
Distribuição Digital sem segredos: como escolher o melhor sistema para você
Com Duane Gigliotti, da Sound On. Workshop sobre distribuição digital: como funcionam estas plataformas, as ferramentas disponíveis e como utilizar estes sistemas em busca de um melhor alcance para seu projeto musical. - 15 de Março (quarta-feira)
18:30 – 20:30:
Desenvolvimento de carreiras para novos artistas: o que é preciso para entrar no mercado da música? Com Celiane Quirino (banda Vibrações), Thiago “Titi” Piccoli, Gabriela Pompermayer (Let’s GIG), André Maia (Dorsal). Mediação de Izabela Costa (jornalista e assessora de imprensa). Nesta mesa diferentes agentes do mercado musical debatem sobre os principais pontos que podem profissionalizar ainda mais um projeto independente.
16 de Março (quinta-feira)
18:30 – 20:30:
E os festivais? Curadoria, bilhetagem e o compromisso com a diversidade da música brasileira. Com Lili Buarque (Festival Carambola); Gabriel Andrade (Coala Festival); Ana Morena (Festival Do Sol) e Raína Biriba (Afropunk Bahia). Mediadora: Melina Hickson (Porto Musical). Uma mesa sobre os maiores desafios de quem realiza festivais independentes no Brasil e possíveis novas perspectivas deste mercado a partir de um reaquecimento da Cultura no Brasil deste ano em diante.
20:50 – 21:50:
Pitch para novos artistas
Participam 12 artistas de Alagoas selecionados previamente pela curadoria dos dois festivais realizadores. Serão 4 minutos para cada projeto autoral se apresentar.
O Festival Carambola acontece nos dias 17 e 18 de março.